Instituto Ovos Brasil participa de reunião do GEPIA para tratar do Plano de Prevenção e Contingência contra a IA

O IOB está sempre presente nas principais ações ligadas ao setor avícola.

Na manhã do dia 29 de janeiro, a Associação Brasileira de Proteína Animal realizou reunião do GEPIA – Grupo Especial de Prevenção de Influenza Aviária, para a construção de um macro plano de ação.

O Presidente do IOB, Ricardo Santin (também presidente da ABPA), e a Diretora Administrativa do IOB, Tabatha Lacerda, participaram da reunião.

“Países da Ásia e da Europa colocam o mercadoglobal em alerta. A disseminação em várias partes do mundo coloca o Brasil também em alerta máximo. O Brasil é um país livre e empregaremos todos os esforços possíveis para que isso não se altere”, finaliza Ricardo Santin.

Em entrevista recente para a agência de notícias, Reuters, Ricardo Santin explicou que este é um período do ano em que as aves migratórias fazem rotas pela Ásia e param nas lavouras de arroz, espalhando a doença no entorno. “O Brasil tem uma posição privilegiada e algumas rotas dessas aves são só de passagem, elas não param no Brasil. Há um sistema reforçado de monitoramento e prevenção, e ainda assim estamos enviando alertas para que o setor reforce seus cuidados”, explicou.

Em 2015, a ABPA criou o Grupo Estratégico de Prevenção de Influenza Aviária – GEPIA, que visa incrementar as medidas de prevenção, adequar estruturas produtivas, registros de granjas, atualizar o plano de contingência e ampliar a capacidade de diagnósticos.

A retomada das ações desse grupo é de suma importância. “Passamos por diversas crises no setor nos últimos anos, e reforçar ações de prevenção junto aos produtores, ampliar nossas ações de comunicação, avaliar os cenários, inclusive os fundos para emergências sanitárias, são medidas necessárias preventivas. Não podemos deixar para ser reativos com um tema tão importante e relevante ao setor de proteína animal, e que é nosso grande diferencial em relação aos outros grandes players do setor.” comenta Tabatha Lacerda.

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine a nossa newsletter.

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Revista OvoSite

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data
AviSite
PecSite

Revista OvoSite

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem-1

Protocolos de bem-estar animal para matrizes poedeiras de frango de corte

O manejo adequado inicia-se pelo planejamento das instalações, que devem priorizar um ambiente confortável e seguro.
A implementação de protocolos de bem-estar animal exige a integração de conceitos éticos, técnicos e econômicos, promovendo condições que favoreçam a saúde, o comportamento natural e o conforto das aves.

imagem-2

Da granja à mesa: fatores para se obter um ovo de qualidade

Os produtores enfrentam uma série de desafios para entregar um produto de qualidade ao consumidor, desafios esses, ligados a saúde animal, nutrição adequada e ambiente propício.

imagem-3

A resiliência dos produtores de suínos: enfrentando variações no custo e rentabilidade

Nos últimos quatro anos, a suinocultura enfrentou um cenário desafiador, marcado por variações expressivas no custo de produção, preços de venda e rentabilidade. O desafio de equilibrar custo e preço é constante, mas o setor tem potencial para se manter competitivo e sustentável.

imagem-4

Principais desafios de bem-estar animal na produção de leitões

Nas fases de maternidade e creche, é fundamental adotar práticas de manejo que garantam conforto, nutrição adequada, prevenção de doenças e redução do estresse.
Entender e superar os desafios térmicos, nutricionais, sanitários e comportamentais é essencial para uma produção ética, eficiente e alinhada às exigências legais e de mercado.

imagem-5

Bem-estar de bezerros: boas práticas de manejo do nascimento ao desmame

O cuidado com os bezerros começa antes do nascimento, com uma boa nutrição e a manutenção da saúde da vaca, o que reduz as chances de aborto e doenças metabólicas no pós-parto. Um adequado calendário de vacinação, combinado com o atendimento das necessidades nutricionais conforme o estágio gestacional, assegura uma imunidade de qualidade por meio da ingestão de colostro. Isso contribui para um melhor desempenho zootécnico e aumenta a taxa de desfrute do rebanho.

revista

Tendências para o desenvolvimento de novos revestimentos para ovos

Atualmente, alternativas estão sendo testadas para prolongar a vida útil dos ovos e reduzir o desperdício de alimentos. Página 48.

abpa

Simpósio OvoSite aborda inovações na produção de ovos

O Simpósio OvoSite irá levantar as tendências para a comercialização no mercado interno e nas exportações para o setor. Página 52.

ovo

Ovo: um alimento completo

A proteína é uma das mais versáteis para consumo, porém, é preciso atenção e cuidados especiais para a prevenção da Salmella. Página 57.

Fale agora no WhatsApp