Instituto Ovos Brasil participa de reunião do GEPIA para tratar do Plano de Prevenção e Contingência contra a IA

O IOB está sempre presente nas principais ações ligadas ao setor avícola.

Na manhã do dia 29 de janeiro, a Associação Brasileira de Proteína Animal realizou reunião do GEPIA – Grupo Especial de Prevenção de Influenza Aviária, para a construção de um macro plano de ação.

O Presidente do IOB, Ricardo Santin (também presidente da ABPA), e a Diretora Administrativa do IOB, Tabatha Lacerda, participaram da reunião.

“Países da Ásia e da Europa colocam o mercadoglobal em alerta. A disseminação em várias partes do mundo coloca o Brasil também em alerta máximo. O Brasil é um país livre e empregaremos todos os esforços possíveis para que isso não se altere”, finaliza Ricardo Santin.

Em entrevista recente para a agência de notícias, Reuters, Ricardo Santin explicou que este é um período do ano em que as aves migratórias fazem rotas pela Ásia e param nas lavouras de arroz, espalhando a doença no entorno. “O Brasil tem uma posição privilegiada e algumas rotas dessas aves são só de passagem, elas não param no Brasil. Há um sistema reforçado de monitoramento e prevenção, e ainda assim estamos enviando alertas para que o setor reforce seus cuidados”, explicou.

Em 2015, a ABPA criou o Grupo Estratégico de Prevenção de Influenza Aviária – GEPIA, que visa incrementar as medidas de prevenção, adequar estruturas produtivas, registros de granjas, atualizar o plano de contingência e ampliar a capacidade de diagnósticos.

A retomada das ações desse grupo é de suma importância. “Passamos por diversas crises no setor nos últimos anos, e reforçar ações de prevenção junto aos produtores, ampliar nossas ações de comunicação, avaliar os cenários, inclusive os fundos para emergências sanitárias, são medidas necessárias preventivas. Não podemos deixar para ser reativos com um tema tão importante e relevante ao setor de proteína animal, e que é nosso grande diferencial em relação aos outros grandes players do setor.” comenta Tabatha Lacerda.

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine a nossa newsletter.

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Revista OvoSite

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data
AviSite
PecSite

Revista OvoSite

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem_01

Ondas de calor: os benefícios do uso do spray de poliuretano na avicultura

Uma maneira eficaz de prevenir as perdas causadas pelas ondas de calor é a aplicação de spray de poliuretano para isolamento térmico nos galpões avícolas. Página 14.

imagem_02

Uso de hidroxi-selenometionina melhora a produtividade e qualidade dos ovos de poedeiras criadas em condições de estresse por calor

Experimento realizado no setor de Avicultura do Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias, na UFPB, indica que a suplementação adequada de selênio na forma de OH-SeMet beneficia os produtores de ovos. Página 16.

imagem_03

Atualização dos níveis de aminoácidos para poedeiras comerciais

A nutrição focada em atendimento dos aminoácidos digestíveis já é um assunto bastante estudado e há muitos anos utilizado na nutrição avícola. Página 20.

imagem_04

O Ovo como um aliado para a Saúde Cardiovascular: Evidências a partir de uma Análise Global?

O ovo, um alimento amplamente apreciado por sua praticidade, sabor e versatilidade, apresenta uma rica combinação de vitaminas e minerais essenciais. Página 28.

imagem_05

Impactos da ocorrência de Bronquite, Laringotraqueíte e Influenza Aviária na produção avícola brasileira

As infecções virais impactam as condições fisiológicas das aves, podendo provocar mortalidade e/ou morbidade. Página 30.

revista

Tendências para o desenvolvimento de novos revestimentos para ovos

Atualmente, alternativas estão sendo testadas para prolongar a vida útil dos ovos e reduzir o desperdício de alimentos. Página 48.

abpa

Simpósio OvoSite aborda inovações na produção de ovos

O Simpósio OvoSite irá levantar as tendências para a comercialização no mercado interno e nas exportações para o setor. Página 52.

ovo

Ovo: um alimento completo

A proteína é uma das mais versáteis para consumo, porém, é preciso atenção e cuidados especiais para a prevenção da Salmella. Página 57.

Fale agora no WhatsApp