Mapa credencia laboratório da Universidade de Passo Fundo

Centro de Diagnóstico e Pesquisa em Sanidade Animal aumentou o escopo para atender a sanidade avícola

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) credenciou o Centro de Diagnóstico e Pesquisa em Sanidade Animal (CDSA) da Universidade de Passo Fundo (UPF) com aumento do escopo de dez ensaios para atender à sanidade avícola. A habilitação para realizar ensaios em amostras oriundas dos programas de controles oficiais está autorizada desde o dia 15 de abril, quando foi publicada a portaria número 171. O anúncio ocorreu em um evento on-line promovido pela Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) em parceria com a UPF na sexta-feira (23/04), às 9h30. Cerca de 60 pessoas participaram entre lideranças institucionais, políticas, empresariais, acadêmicos e associados.

O presidente-executivo da Asgav, José Eduardo dos Santos, disse que essa conquista é muito importante por se tratar da habilitação de um centro de pesquisa localizado em uma região produtora do Rio Grande do Sul. “Vai reduzir o tempo de transporte de amostras por estar situada em um dos polos de produção agropecuária do Estado, o que agiliza todo o processo”, destaca. Santos também mencionou incentivadores desse avanço, como a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa), assim como a reitora da UPF, Bernadete Maria Dalmolin, à chefe geral da Embrapa Suínos e Aves, Janice Reis Ciacci Zanella, ao senador Luís Carlos Heinze,

O professor responsável pelo CDSA, Fernando Pilotto, afirmou que, de julho de 2018 a abril de 2021, o CDSA passou por seis etapas para se adequar às exigências do Plano Nacional de Sanidade Animal (PNSA) e receber o credenciamento. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Sdetc) concedeu recursos para efetuar essa adaptação do lugar. “Recebemos o fomento de R$ 655 mil”, explica. Em 2018 o laboratório teve a liberação da verba estadual e, em 2019, iniciou suas atividades.

A coordenadora técnica do CDSA, Natalie Nadin Rizzo, apresentou o fluxograma e a estrutura laboratorial, composta por sete áreas distribuídas em 386 metros quadrados, integrada ao Parque Científico e Tecnológico da UPF. Além disso, a coordenara salientou que, desde o ano passado, há um espaço destinado à Covid-19. “Em razão da pandemia do coronavírus, o laboratório também está operacionalizando no diagnóstico dos testes da doença”, salienta.

O senador Luís Carlos Heinze elogiou a utilização do laboratório de uma universidade para atender um setor econômico e entende que o Brasil precisa usar mais o conhecimento das universidades para produzir negócios, a exemplo do que ocorre nos Estados Unidos e Israel. “O Brasil está em 7º lugar na publicação de artigos acadêmicos e 78º em negócios gerados, o que deve mudar”, ressalta.

O presidente do conselho consultivo da ABPA, Francisco Turra, parabenizou a equipe do laboratório e a reitoria da UPF por esta importante conquista.

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine a nossa newsletter.

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Revista OvoSite

Últimas Notícias

Saúde Animal

Sanidade, nossa riqueza

Por  JOSÉ ANTÔNIO RIBAS JR. Santa Catarina permanece uma ilha de sanidade reconhecida internacionalmente, e

Leia Mais

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data
AviSite
PecSite

Revista OvoSite

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem-1

Cobb-Vantress Brasil celebra três décadas de atuação com olhar em direção ao futuro

O manejo adequado inicia-se pelo planejamento das instalações, que devem priorizar um ambiente confortável e seguro.
A implementação de protocolos de bem-estar animal exige a integração de conceitos éticos, técnicos e econômicos, promovendo condições que favoreçam a saúde, o comportamento natural e o conforto das aves.

imagem-2

Coprodutos de etanol de milho: alternativa sustentável para os animais de produção​

O HPDDG é amplamente utilizado em dietas para animais de produção devido à sua composição rica em nutrientes, com bom perfil de aminoácidos, energia, minerais, vitaminas hidrossolúveis e compostos imunoestimulantes. Pág. 6

imagem-3

Influenza Aviária: preocupação cresce no setor agropecuário

Veja os pontos fundamentais sobre a doença e seus riscos à saúde, além de reforçar medidas de prevenção.  Pág. 32

imagem-4

Inteligência Artificial aumenta a precisão na hora dos ajustes nutricionais na suinocultura

Nas fases de maternidade e creche, é fundamental adotar práticas de manejo que garantam conforto, nutrição adequada, prevenção de doenças e redução do estresse.
Entender e superar os desafios térmicos, nutricionais, sanitários e comportamentais é essencial para uma produção ética, eficiente e alinhada às exigências legais e de mercado.

imagem-5

A importância da nutrição na programação fetal de bovinos

Objetivo é assegurar que o feto se desenvolva de forma saudável. Pág. 49

revista

Tendências para o desenvolvimento de novos revestimentos para ovos

Atualmente, alternativas estão sendo testadas para prolongar a vida útil dos ovos e reduzir o desperdício de alimentos. Página 48.

abpa

Simpósio OvoSite aborda inovações na produção de ovos

O Simpósio OvoSite irá levantar as tendências para a comercialização no mercado interno e nas exportações para o setor. Página 52.

ovo

Ovo: um alimento completo

A proteína é uma das mais versáteis para consumo, porém, é preciso atenção e cuidados especiais para a prevenção da Salmella. Página 57.

Fale agora no WhatsApp