Milho: áreas de safrinha no centro-oeste e sudeste devem ter clima seco nos próximos 10 dias

Áreas produtoras de milho segunda safra devem enfrentar novas adversidades climáticas, projeta a EarthDaily Agro, empresa que monitora áreas agrícolas a partir de análises de imagens de satélite. Segundo a empresa, o estresse hídrico persistirá em Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais nos próximos dez dias, tomando como base os mapas do modelo meteorológico europeu (ECMWF). “Espera-se um acumulado de até 5 mm para praticamente toda a zona do milho safrinha nesse período e, com isso, a umidade do solo deverá continuar de 10% a 40% abaixo da média nos três Estados, desenhando um cenário desfavorável para o desenvolvimento das áreas produtivas”, disse a empresa.

No caso de Mato Grosso, o modelo norte-americano (GFS) indica chuvas entre 9 e 18 de maio. “Os índices de vegetação apontam deterioração há algumas semanas e o maior volume de chuvas deve aliviar o estresse hídrico, caso a previsão do GFS se concretize. Por outro lado, se considerada a previsão do ECMWF, a umidade do solo deve continuar bem abaixo da média, o que pode limitar o potencial produtivo das lavouras”, disse.

Ainda conforme o levantamento, Goiás e Mato Grosso registraram chuvas 60% a 80% abaixo da média no acumulado dos últimos 10 dias, com volumes abaixo de 5 mm. “Do início de março até 4 de maio, a precipitação acumulada foi a menor nesse período nos últimos 10 anos”, disse a EarthDaily Agro.

Tanto o modelo meteorológico europeu quanto o norte-americano preveem onda de frio nos próximos dias para as regiões produtoras de milho de inverno. “Em Mato Grosso e Goiás, as temperaturas mínimas devem variar de 10°C a 20°C, porém em Mato Grosso do Sul e Paraná as mínimas devem atingir de 6°C a 14°C. Há risco de geadas no sul do Paraná, com temperaturas de 6°C.” O sul do Paraná, contudo, não está entre as principais regiões produtoras de milho em segunda safra – norte e oeste do Estado concentram a produção.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Notícias Relacionadas

Revista OvoSite

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

massaio

Entrevista: Dra. Masaio Mizuno Ishizuka

“É preciso repensar as medidas de biosseguridade para atender aos desafios contemporâneos”. Página 18.

agrosys

Sistema de Gestão e Mobilidade à frente da Agroindústria 4.0

A transformação digital através de Sistemas de Gestão tem sido essencial para alavancar todos os negócios relacionados à agroindústria. Página 14.

genetica

Genética e Ovos

A qualidade e as tecnologias empregadas permitiram à avicultura de postura brasileira atingir patamares sem precedentes. Página 33.

OvoSite_AviSite_SuiSite_PecSite_ovo (91)

Casca de ovo é base para fertilizante ecológico mais eficiente que convencionais

Processo de moagem mecanoquímica desenvolvido na UFPR cria produto com liberação controlada de nutrientes evitando desperdícios na lavoura e problemas ambientais relacionados a fertilizantes usados atualmente. Página 36.

frango

Fibras: uma alternativa na modulação intestinal das aves

A saúde intestinal depende da atuação conjunta de funções fisiológicas, microbiológicas e físicas para a manutenção do correto equilíbrio do intestino e é considerada um dos fatores de grande impacto na indústria avícola. Página 44.

revista

Tendências para o desenvolvimento de novos revestimentos para ovos

Atualmente, alternativas estão sendo testadas para prolongar a vida útil dos ovos e reduzir o desperdício de alimentos. Página 48.

abpa

Simpósio OvoSite aborda inovações na produção de ovos

O Simpósio OvoSite irá levantar as tendências para a comercialização no mercado interno e nas exportações para o setor. Página 52.

ovo

Ovo: um alimento completo

A proteína é uma das mais versáteis para consumo, porém, é preciso atenção e cuidados especiais para a prevenção da Salmella. Página 57.

Open chat
Fale agora no WhatsApp