Milho e a queda (histórica!) do poder de compra de frango e ovo

Os gráficos abaixo mostram a evolução do poder de compra do frango e do ovo (considerados os preços ao produtor, na granja) em relação ao milho em quatro ocasiões distintas: em 1994, por ocasião da implantação do atual padrão monetária brasileiro, o Real (A); na década passada, ou seja, na média dos 120 meses decorridos entre 2011 e 2020 (B); neste ano (média registrada entre janeiro e abril) (C); e no momento, ou seja, na segunda semana de maio (D).

Na elaboração do gráfico foram adotados como padrão de compra uma tonelada de milho e cem caixas de ovos para uma saca de 60 quilos de milho. Mas esse padrão pode ser alterado à vontade sem que a relação se altere. Neste caso:

A – Por ocasião da adoção do Real como padrão monetário brasileiro, uma tonelada de frangos vivos permitia adquirir 78,3 sacas de milho, enquanto 100 caixas de ovos (brancos, do tipo extra) compravam 173,2 sacas de milho;

B – Essa relação caiu na média dos 10 anos decorridos entre 2011 e 2020. Mesmo assim – e embora já afetada pela forte elevação dos preços do milho ocorrida em 2020 – o poder de compra do frango e ovo recuou cerca de 10%.

C – Não é o que está sendo visto neste ano. Pois, na média dos quatro primeiros meses de 2021 – e comparativamente à média dos últimos 10 anos – o poder de compra recuou 32% e o do ovo cerca de 30%;

D – Já nesta semana, a situação do ovo se torna ainda mais grave, pois enquanto seus preços refluem, os do milho permanecem em alta. Com isso, o poder de compra, no momento, se encontra cerca de 40% abaixo do registrado na década passada. E como o frango, apesar dos preços estáveis, permanece com a melhor cotação nominal de todos os tempos, seu poder de compra, embora inferior, é quase o mesmo observado na média dos quatro primeiros meses do ano, ou seja, 31% menor que o enfrentado na década passada.

Oportuno observar que, durante anos e salvo variações pontuais, a relação entre ovo e milho foi de 1:2, isto indicando que uma caixa de ovos (30 dúzias) gerava receita suficiente para adquirir cerca de 2 sacas de milho. Pois no momento essa relação se encontra em 1:0,935, já que 30 dúzias de ovos permitem adquirir não mais que 56 quilos de milho, 93,5% de uma saca.

Acompanhe as Edições de Março: Revista do AviSite e Revista do Ovo

 

Notícias Relacionadas

Revista OvoSite

Informativo diário | cadastre-se agora e receba diariamente a principais notícias do mercado gratuitamente

Canal Mundo Agro

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem_01

Ondas de calor: os benefícios do uso do spray de poliuretano na avicultura

Uma maneira eficaz de prevenir as perdas causadas pelas ondas de calor é a aplicação de spray de poliuretano para isolamento térmico nos galpões avícolas. Página 14.

imagem_02

Uso de hidroxi-selenometionina melhora a produtividade e qualidade dos ovos de poedeiras criadas em condições de estresse por calor

Experimento realizado no setor de Avicultura do Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias, na UFPB, indica que a suplementação adequada de selênio na forma de OH-SeMet beneficia os produtores de ovos. Página 16.

imagem_03

Atualização dos níveis de aminoácidos para poedeiras comerciais

A nutrição focada em atendimento dos aminoácidos digestíveis já é um assunto bastante estudado e há muitos anos utilizado na nutrição avícola. Página 20.

imagem_04

O Ovo como um aliado para a Saúde Cardiovascular: Evidências a partir de uma Análise Global?

O ovo, um alimento amplamente apreciado por sua praticidade, sabor e versatilidade, apresenta uma rica combinação de vitaminas e minerais essenciais. Página 28.

imagem_05

Impactos da ocorrência de Bronquite, Laringotraqueíte e Influenza Aviária na produção avícola brasileira

As infecções virais impactam as condições fisiológicas das aves, podendo provocar mortalidade e/ou morbidade. Página 30.

Fale agora no WhatsApp