Ministro Fávaro destaca a importância da regionalização em caso de crises sanitárias

O ministro dialogou com a diretora-geral da OMSA, Emmanuelle Soubeyran, medidas que garantam a segurança sanitária sem comprometer o comércio internacional de alimentos.

Na última sexta-feira (6), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, esteve com a diretora-geral da OMSA, Emmanuelle Soubeyran, na sede da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), em Paris, para debater medidas que garantam a segurança sanitária sem comprometer o comércio internacional de alimentos.

Durante a reunião, Fávaro defendeu a adoção de políticas de regionalização como resposta estratégica a crises sanitárias. “O Brasil é um país continental, um dos maiores exportadores de proteína animal do mundo. Não podemos tratar uma eventual crise sanitária como um problema uniforme em todo o território. A regionalização é fundamental para garantir que o fluxo comercial siga com segurança, preservando empregos, renda e estabilidade dos preços dos alimentos”, destacou o ministro.

O ministro também propôs à diretora-geral da OMSA a realização de uma conferência mundial sobre sanidade animal e sugeriu que o evento seja realizado no Brasil, na cidade de Foz do Iguaçu (PR), polo estratégico na produção avícola. O objetivo é a troca de experiências entre os países, com foco em soluções regionais que permitam respostas mais rápidas diante de surtos de doenças como a gripe aviária. “É uma forma de garantir segurança sanitária sem penalizar regiões não afetadas. A ciência precisa ser o guia”, pontuou o ministro.

Soubeyran destacou o protagonismo brasileiro em relação a saúde animal e elogiou o comprometimento do país. Segundo a diretora-geral da OMSA o Brasil tem sido um parceiro ativo e tem contribuído com liderança técnica. “A regionalização está cada vez mais consolidada entre os países e a OMSA apoia esse caminho”, afirmou.

O secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Carlos Goulart, também reforçou a importância da adesão às orientações internacionais para garantir a efetividade das ações. “Nosso sucesso na área de saúde animal é o sucesso da OMSA. Trabalhamos ativamente para que os países sigam os protocolos, pois isso não só melhora as condições sanitárias, mas também fortalece o comércio internacional”, disse.

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine a nossa newsletter.

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Revista OvoSite

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data
AviSite
PecSite

Revista OvoSite

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem-1

Cobb-Vantress Brasil celebra três décadas de atuação com olhar em direção ao futuro

O manejo adequado inicia-se pelo planejamento das instalações, que devem priorizar um ambiente confortável e seguro.
A implementação de protocolos de bem-estar animal exige a integração de conceitos éticos, técnicos e econômicos, promovendo condições que favoreçam a saúde, o comportamento natural e o conforto das aves.

imagem-2

Coprodutos de etanol de milho: alternativa sustentável para os animais de produção​

O HPDDG é amplamente utilizado em dietas para animais de produção devido à sua composição rica em nutrientes, com bom perfil de aminoácidos, energia, minerais, vitaminas hidrossolúveis e compostos imunoestimulantes. Pág. 6

imagem-3

Influenza Aviária: preocupação cresce no setor agropecuário

Veja os pontos fundamentais sobre a doença e seus riscos à saúde, além de reforçar medidas de prevenção.  Pág. 32

imagem-4

Inteligência Artificial aumenta a precisão na hora dos ajustes nutricionais na suinocultura

Nas fases de maternidade e creche, é fundamental adotar práticas de manejo que garantam conforto, nutrição adequada, prevenção de doenças e redução do estresse.
Entender e superar os desafios térmicos, nutricionais, sanitários e comportamentais é essencial para uma produção ética, eficiente e alinhada às exigências legais e de mercado.

imagem-5

A importância da nutrição na programação fetal de bovinos

Objetivo é assegurar que o feto se desenvolva de forma saudável. Pág. 49

revista

Tendências para o desenvolvimento de novos revestimentos para ovos

Atualmente, alternativas estão sendo testadas para prolongar a vida útil dos ovos e reduzir o desperdício de alimentos. Página 48.

abpa

Simpósio OvoSite aborda inovações na produção de ovos

O Simpósio OvoSite irá levantar as tendências para a comercialização no mercado interno e nas exportações para o setor. Página 52.

ovo

Ovo: um alimento completo

A proteína é uma das mais versáteis para consumo, porém, é preciso atenção e cuidados especiais para a prevenção da Salmella. Página 57.

Fale agora no WhatsApp