Desencadeando medidas quarentenárias emergenciais, a Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) foi detectada em uma granja comercial de postura nesta quarta-feira, 19, nas proximidades de Sydney, capital do estado da Nova Gales do Sul, na Austrália.
A cepa da gripe H7N8 encontrada é diferente das cepas H7N3 e H7N9 detectadas no vizinho estado de Vitoria, e da cepa H5N1, que infectou bilhões de animais selvagens e de produção em todo o mundo e levanta temores de transmissão humana.
“Neste momento, entende-se que se trata de um evento independente dos demais, embora ocasionado por aves selvagens”, disse a ministra da Agricultura do estado de Nova Gales do Sul, Tara Moriarty, em comunicado.
A granja na região de Hawkesbury, no oeste de Sydney, foi fechada e as medidas de controle de biossegurança serão estendidas para até 2 km (1,24 milhas) ao redor do local da propriedade, disse Moriarty.
A Austrália sofreu nove surtos de gripe aviária altamente patogênica desde 1976, todos contidos e erradicados, disse o governo.
Três desses surtos ocorreram em Nova Gales do Sul, sendo o mais recente em 2013.