A nova certificação foi desenvolvida pela Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), em conjunto com o International Egg Comission (IEC).
Paro o consumidor, o selo OPQ busca assegurar que ovos convencionais ou diferenciados atendam aos critérios que definem cada sistema de produção.
José Eduardo dos Santos, Presidente Executivo das ASGAV, coordenador da Ovos RS e também da Egg Plus quality, afirma: “Nosso objetivo é ser uma ferramenta constituída por uma instituição que entende o setor, que tem interesse em ajudar. Nós não temos interesses lucrativos, apenas queremos dar amparo no movimento de criação de aves livres de gaiola, que começa a se acentuar no Brasil. Como não temos uma lei específica, temos vários produtores de pequeno, médio e de grande porte expandindo os negócios nessa área. E como a certificadora foi desenvolvida com base em legislações internacionais, qualquer legislação que venha para o Brasil para regrar os sistemas alternativos, já vai encontrar a certificadora que tem toda a abrangência e subsídios em legislação de outros países, indicados pelo IEC”.
Confira a íntegra do artigo na edição de setembro da Revista do OvoSite:
https://ovosite.com.br//revistaovo/Edicao-63.html