No Paraná, após atuação do Sistema FAEP, Itaipu suspende construção de galinheiros comunitários

A construção de 64 galinheiros domésticos na região Oeste e no litoral do Paraná, fruto de uma parceria da Itaipu Binacional com a Fundação Luterana de Diaconia (FLD), está suspensa, assim como quaisquer atividades relacionadas essa iniciativa. A decisão, informada por meio de ofício assinado pelo diretor-geral da Itaipu, Enio Verri, direcionado à Secretaria Estadual da Agricultura (Seab) e à Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), vai ao encontro do posicionamento do Sistema FAEP, que, no início de março, já havia alertado para os riscos sanitários que estas instalações poderiam proporcionar à atividade avícola.

Na ocasião, o Sistema FAEP alertou para o risco de disseminação de doenças como a gripe aviária a partir destas unidades comunitárias, sob o risco de comprometer a cadeia avícola estadual. As unidades de produção comunitária abrigariam 100 aves cada uma e seriam instaladas junto a comunidades indígenas. O Paraná é o maior produtor e exportador de carne de aves do Brasil, atividade que movimenta mais de R$ 40 bilhões por ano.

“A vigilância do Sistema FAEP e dos sindicatos rurais foi fundamental para que as autoridades pudessem tomar a dimensão desse problema. A avicultura paranaense é uma potência e a suspensão dos galinheiros comunitários é fundamental no sentido de não enfraquecer nossa defesa agropecuária e manter nossa sanidade em dia. Ganham todos os paranaenses com essa medida”, destaca o presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette.

O próprio ofício assinado pela Itaipu reconhece os riscos que os galinheiros comunitários poderiam causas a avicultura paranaense. “Diante dos riscos sanitários que a atividade de criação de galinhas pode oferecer na atual conjuntura, a equipe gestora do projeto suspendeu a construção de galinheiros e quaisquer atividades relacionadas”, cita trecho do documento.

Entenda o caso 

Em ofício encaminhado aos órgãos estaduais em março deste ano, o Sistema FAEP cobrou providências “imediatas e contundentes” em relação à instalação dos galinheiros. Posteriormente, a Seab e a Adapar também manifestaram preocupação em relação à instalação de 64 galinheiros comunitários na região Oeste e no litoral do Estado.

Em resposta, a Itaipu se comprometeu a adotar um protocolo sanitário nestas instalações, de modo a proteger a produção comercial paranaense de eventuais riscos. Porém, a confirmação de um foco de gripe aviária no Rio Grande do Sul levou à adoção de medidas mais restritivas, como a suspensão da construção dos galinheiros.

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine a nossa newsletter.

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Revista OvoSite

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data
AviSite
PecSite

Revista OvoSite

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem-1

Cobb-Vantress Brasil celebra três décadas de atuação com olhar em direção ao futuro

O manejo adequado inicia-se pelo planejamento das instalações, que devem priorizar um ambiente confortável e seguro.
A implementação de protocolos de bem-estar animal exige a integração de conceitos éticos, técnicos e econômicos, promovendo condições que favoreçam a saúde, o comportamento natural e o conforto das aves.

imagem-2

Coprodutos de etanol de milho: alternativa sustentável para os animais de produção​

O HPDDG é amplamente utilizado em dietas para animais de produção devido à sua composição rica em nutrientes, com bom perfil de aminoácidos, energia, minerais, vitaminas hidrossolúveis e compostos imunoestimulantes. Pág. 6

imagem-3

Influenza Aviária: preocupação cresce no setor agropecuário

Veja os pontos fundamentais sobre a doença e seus riscos à saúde, além de reforçar medidas de prevenção.  Pág. 32

imagem-4

Inteligência Artificial aumenta a precisão na hora dos ajustes nutricionais na suinocultura

Nas fases de maternidade e creche, é fundamental adotar práticas de manejo que garantam conforto, nutrição adequada, prevenção de doenças e redução do estresse.
Entender e superar os desafios térmicos, nutricionais, sanitários e comportamentais é essencial para uma produção ética, eficiente e alinhada às exigências legais e de mercado.

imagem-5

A importância da nutrição na programação fetal de bovinos

Objetivo é assegurar que o feto se desenvolva de forma saudável. Pág. 49

revista

Tendências para o desenvolvimento de novos revestimentos para ovos

Atualmente, alternativas estão sendo testadas para prolongar a vida útil dos ovos e reduzir o desperdício de alimentos. Página 48.

abpa

Simpósio OvoSite aborda inovações na produção de ovos

O Simpósio OvoSite irá levantar as tendências para a comercialização no mercado interno e nas exportações para o setor. Página 52.

ovo

Ovo: um alimento completo

A proteína é uma das mais versáteis para consumo, porém, é preciso atenção e cuidados especiais para a prevenção da Salmella. Página 57.

Fale agora no WhatsApp