Novas vacinas buscam o avanço da biossegurança na avicultura brasileira

A ciência e a tecnologia estão a favor da sanidade avícola e a inovação trouxe muitos benefícios para os processos de vacinação, permitindo vacinar vários animais ao mesmo tempo e garantindo um lote mais homogêneo, fortalecendo a criação de programas vacinais para diversas situações epidemiológicas. O médico-veterinário, professor da Universidade de São Paulo – USP e membro do Conselho da FACTA, Antônio Piantino analisa as novas vacinas e como elas prometem um avanço na avicultura.


Antônio Piantino, membro do Conselho da FACTA, analisa o atual cenário de vacinação no setor.

As vacinas de alta tecnologia são totalmente diferentes das primeiras disponíveis no Brasil no início dos anos 2000. Além disso, hoje existem tecnologias que garantem a qualidade da vacina em incubatório e a rastreabilidade do processo. “As vacinas atuais não apresentam reações como há 25 anos, quando víamos que após a vacinação havia uma multiplicação exacerbada das cepas vacinais nos frangos. Atualmente o que existem são cepas bastante atenuadas e que promovem uma boa proteção para as aves”, explica o médico-veterinário.

Ele afirma que os diversos estudos e pesquisas a respeito da imunização dos frangos proporcionou uma evolução na tecnologia das vacinas e elas se tornaram melhores. O laboratório da USP analisa essa evolução, tendo como uma das ferramentas o estudo genético das cepas para aves.

A vacinação de plantéis avícolas, ou de animais de produção, é fundamental para que não ocorram problemas sanitários, perda de produtividade, queda no ganho de peso e mortalidade. “Hoje existem muitas vacinas sendo desenvolvidas e novas abordagens de diagnóstico. Tudo isso tem evoluído e, felizmente, na avicultura é muito rápida a detecção de novas doenças, a implementação de diagnósticos e, consequentemente, o desenvolvimento de novas ferramentas através das vacinas”, frisa Piantino.

A avicultura brasileira só se tornou referência no mundo, sendo um dos expoentes de produção de carne de frango e de ovos graças ao uso das vacinas. Também, o desenvolvimento da genética e da nutrição, completando esse tripé, foi fundamental para que a avicultura se tornasse destaque no agronegócio brasileiro.

“Com o surgimento de novas variantes e vírus desafiando os plantéis avícolas, no futuro teremos outras vacinas como as desenvolvidas com RNA – que usa uma cópia sintética de um químico natural chamado RNA mensageiro para produzir uma resposta imune, como a exemplo da Covid-19. Devemos lembrar que o antígeno inativado também é uma vacina fundamental para que tenhamos sucesso na produção animal”, finaliza o integrante do Conselho da FACTA.

Para saber mais acesse o canal da FACTA no YouTube:

https://www.youtube.com/channel/UCgi_FPRqK61Vn-NAvFNOZ9A

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine a nossa newsletter.

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Revista OvoSite

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data
AviSite
PecSite
SuiSite

Revista OvoSite

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

massaio

Entrevista: Dra. Masaio Mizuno Ishizuka

“É preciso repensar as medidas de biosseguridade para atender aos desafios contemporâneos”. Página 18.

agrosys

Sistema de Gestão e Mobilidade à frente da Agroindústria 4.0

A transformação digital através de Sistemas de Gestão tem sido essencial para alavancar todos os negócios relacionados à agroindústria. Página 14.

genetica

Genética e Ovos

A qualidade e as tecnologias empregadas permitiram à avicultura de postura brasileira atingir patamares sem precedentes. Página 33.

OvoSite_AviSite_SuiSite_PecSite_ovo (91)

Casca de ovo é base para fertilizante ecológico mais eficiente que convencionais

Processo de moagem mecanoquímica desenvolvido na UFPR cria produto com liberação controlada de nutrientes evitando desperdícios na lavoura e problemas ambientais relacionados a fertilizantes usados atualmente. Página 36.

frango

Fibras: uma alternativa na modulação intestinal das aves

A saúde intestinal depende da atuação conjunta de funções fisiológicas, microbiológicas e físicas para a manutenção do correto equilíbrio do intestino e é considerada um dos fatores de grande impacto na indústria avícola. Página 44.

revista

Tendências para o desenvolvimento de novos revestimentos para ovos

Atualmente, alternativas estão sendo testadas para prolongar a vida útil dos ovos e reduzir o desperdício de alimentos. Página 48.

abpa

Simpósio OvoSite aborda inovações na produção de ovos

O Simpósio OvoSite irá levantar as tendências para a comercialização no mercado interno e nas exportações para o setor. Página 52.

ovo

Ovo: um alimento completo

A proteína é uma das mais versáteis para consumo, porém, é preciso atenção e cuidados especiais para a prevenção da Salmella. Página 57.

Open chat
Fale agora no WhatsApp