Conselheiros do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do RS aprovaram em assembleia extraordinária nesta semana a liberação de recursos que totalizam R$ 65 mil, para o treinamento de novos fiscais estaduais agropecuários. Os servidores ingressaram no último concurso para a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. Ao todo são 16 médicos veterinários que serão alocados nas regionais de Caxias do Sul, Santa Rosa, São Luiz Gonzaga e Estrela.
O treinamento está sendo organizado pelo Departamento de Defesa Agropecuária da Seapdr e será realizado a partir de 5 de setembro. Serão cinco semanas de capacitação, sendo três teóricas e duas práticas. “A capacitação é bastante ampla, pois são fiscais que vão atuar tanto na defesa quanto na inspeção de produtos de origem animal”, explica a diretora do DDA, Rosane Collares. Segundo ela, esse tipo de atividade é extremamente importante “para promover a padronização de ações, porque quanto mais padronizados estiverem todos os procedimentos, mais chances de sucesso e da qualidade do serviço prestado nas unidades locais”.
O presidente do Fundesa-RS, Rogério Kerber, será palestrante no primeiro dia da capacitação. Ele vai apresentar o fundo e falar sobre a integração que existe entre o setor produtivo e o Serviço Veterinário Oficial. “Os novos servidores poderão saber que a instituição é aliada para promover a sanidade animal. Existe uma participação e envolvimento para mostrar que temos que caminhar juntos”, explicou o dirigente.