A avicultura moderna é marcada por linhagens de rápido crescimento e alta eficiência alimentar. Esse avanço produtivo aumentou a suscetibilidade dos frangos a distúrbios metabólicos, especialmente à síndrome ascítica.
Pesquisas indicam que fatores ambientais, desde a fase de incubação até o alojamento, influenciam diretamente a predisposição das aves ao problema. Entre os elementos críticos estão hipóxia, temperatura inadequada, concentrações elevadas de CO₂ e níveis de amônia acima dos limites recomendados.
O avanço de tecnologias de monitoramento, contudo, tem ampliado as possibilidades de controle preventivo e aprimorado o acompanhamento das condições de ambiência.
Segundo Kenes Castro, consultor de Serviços Técnicos Aves na Agroceres Multimix, “o uso de sensores ambientais, automação e inteligência artificial amplia as possibilidades de prevenção”.
Assim, na visão do especialista, investir em ambiência de precisão é requisito para garantir sustentabilidade e competitividade na avicultura industrial moderna.
Este é o tema do mais recente artigo publicado no agBlog. Acesse já e confira a análise completa sobre os fatores associados à síndrome ascítica e o papel da ambiência de precisão.
https://agroceresmultimix.com.br/blog/influencia-da-ambiencia-na-prevalencia-da-sindrome-ascitica/














































