O plantel brasileiro de galináceos e galinhas em 2022, segundo levantamento anual do IBGE

Ao divulgar, na semana passada, os resultados de 2022 da Pesquisa da Pecuária Municipal, o IBGE informou que o plantel brasileiro de galináceos em 31 de dezembro do ano passado foi de, aproximadamente, 1,6 bilhões de cabeças, 16% das quais (259,5 milhões de cabeças) representadas por galinhas.

Na metodologia da pesquisa – explica o IBGE – são considerados galináceos todos os animais da espécie Gallus gallus, independentemente de idade ou sexo. E galinhas são as fêmeas dessa mesma espécie, cuja criação tenha sido destinada tanto à produção de ovos de consumo, quanto à produção de ovos de incubação. Assim, “galináceos é um efetivo que contempla galinhas, mas também categorias como frangos de corte, destinados à produção de carne”.

Mesmo assim, os números relativos ao plantel de galináceos são muito relativos. Pois os frangos de corte nele inclusos correspondem a, apenas, um ciclo de criação (5-7 semanas de idade) e, portanto, refletem somente a realidade daquele momento. Não é o caso das galinhas (poedeiras ou reprodutoras) cujo ciclo de vida é superior a um ano.

Independente disso, a relação entre galináceos e galinhas se mostra díspar. Assim, por exemplo, no Sul, maior Região produtora de carne de frango do País, o plantel de galinhas corresponde a apenas 8% dos galináceos, enquanto no Sudeste esse índice chega a 25%.

Da mesma forma, Cascavel (PR) e Itaberaí (GO) surgem como os dois municípios com o maior plantel de galináceos do País, mas porque são grandes criadores de frango. Assim, Santa Maria do Jetibá (ES), colocado na terceira posição, sobe para o primeiro posto quando se trata apenas de galinhas, cuja quantidade corresponde a mais de 80% do plantel de galináceos.

Notícias Relacionadas

Revista OvoSite

Informativo diário | cadastre-se agora e receba diariamente a principais notícias do mercado gratuitamente

Canal Mundo Agro

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem_01

Ondas de calor: os benefícios do uso do spray de poliuretano na avicultura

Uma maneira eficaz de prevenir as perdas causadas pelas ondas de calor é a aplicação de spray de poliuretano para isolamento térmico nos galpões avícolas. Página 14.

imagem_02

Uso de hidroxi-selenometionina melhora a produtividade e qualidade dos ovos de poedeiras criadas em condições de estresse por calor

Experimento realizado no setor de Avicultura do Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias, na UFPB, indica que a suplementação adequada de selênio na forma de OH-SeMet beneficia os produtores de ovos. Página 16.

imagem_03

Atualização dos níveis de aminoácidos para poedeiras comerciais

A nutrição focada em atendimento dos aminoácidos digestíveis já é um assunto bastante estudado e há muitos anos utilizado na nutrição avícola. Página 20.

imagem_04

O Ovo como um aliado para a Saúde Cardiovascular: Evidências a partir de uma Análise Global?

O ovo, um alimento amplamente apreciado por sua praticidade, sabor e versatilidade, apresenta uma rica combinação de vitaminas e minerais essenciais. Página 28.

imagem_05

Impactos da ocorrência de Bronquite, Laringotraqueíte e Influenza Aviária na produção avícola brasileira

As infecções virais impactam as condições fisiológicas das aves, podendo provocar mortalidade e/ou morbidade. Página 30.

Fale agora no WhatsApp