O tamanho do ovo importa? Sim! E como…

A preocupação dos britânicos com o bem-estar animal é histórica. E chega a níveis inimagináveis em outras partes do Planeta.

Exemplificando, existe no Reino Unido uma ONG dedicada à realocação de poedeiras em final de produção ou com baixa produtividade. O objetivo – diz a BHWT, sigla da British Hen Welfare Trust – é permitir que as galinhas se livrem do abate e desfrutem de uma aposentadoria ao ar livre. Desde 2005 – informa a BHWT em seu site– “encontramos um lar para 809.868 galinhas”.

No momento, porém, a BHWT volta seus esforços para o consumidor final: procura convencê-lo de que um ovo médio ou pequeno (geralmente destinado à industrialização) é tão bom quanto um ovo do tipo grande, extra ou Jumbo. Pois, por exemplo, “a gema de um ovo pequeno é exatamente do mesmo tamanho da gema de um ovo grande”. Ou seja: o que difere um tipo do outro é o volume de clara.

Mas por quê, exatamente, perguntar se o tamanho do ovo importa? Porque, ressalta a BHWT, ovos maiores são causa de prolapso nas poedeiras, problema que representa questão-chave no bem-estar animal.

Clique aqui para ler a íntegra do manifesto da BHWT em sua campanha pelo consumo de ovos menores. O foco pode ser o bem-estar das poedeiras, mas representa, também, excelente dica para que o setor produtivo comece a destacar (e a valorizar mais) os ovos de tipos menores.

Mas não só isso: pode ser o ponto de partida para que o setor comece a vender o produto também pelo peso, o que pode ser muito mais lucrativo. Não custa lembrar, a propósito, que ao passar a ser vendida por peso, a banana perdeu a conotação de produto barato. Hoje, “a preço de banana” é expressão de um passado distante.

Notícias Relacionadas

Revista OvoSite

Informativo diário | cadastre-se agora e receba diariamente a principais notícias do mercado gratuitamente

Canal Mundo Agro

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem_01

Ondas de calor: os benefícios do uso do spray de poliuretano na avicultura

Uma maneira eficaz de prevenir as perdas causadas pelas ondas de calor é a aplicação de spray de poliuretano para isolamento térmico nos galpões avícolas. Página 14.

imagem_02

Uso de hidroxi-selenometionina melhora a produtividade e qualidade dos ovos de poedeiras criadas em condições de estresse por calor

Experimento realizado no setor de Avicultura do Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias, na UFPB, indica que a suplementação adequada de selênio na forma de OH-SeMet beneficia os produtores de ovos. Página 16.

imagem_03

Atualização dos níveis de aminoácidos para poedeiras comerciais

A nutrição focada em atendimento dos aminoácidos digestíveis já é um assunto bastante estudado e há muitos anos utilizado na nutrição avícola. Página 20.

imagem_04

O Ovo como um aliado para a Saúde Cardiovascular: Evidências a partir de uma Análise Global?

O ovo, um alimento amplamente apreciado por sua praticidade, sabor e versatilidade, apresenta uma rica combinação de vitaminas e minerais essenciais. Página 28.

imagem_05

Impactos da ocorrência de Bronquite, Laringotraqueíte e Influenza Aviária na produção avícola brasileira

As infecções virais impactam as condições fisiológicas das aves, podendo provocar mortalidade e/ou morbidade. Página 30.

Fale agora no WhatsApp