Ovos de incubação: cinco estados respondem por mais de 81% da produção brasileira

Os dados do IBGE relativos às Unidades Federativas (UFs) brasileiras voltadas à produção de ovos destinados à incubação revelam que em 2020 o rol desses produtores passou a contar com uma UF a menos. Ou seja: com a saída do Distrito Federal, caiu para 15 o número de UFs componentes do grupo.

Desse total, apenas quatro – Pernambuco, Bahia, Piauí e Pará – registraram queda de produção. Porém, cabe aqui a ressalva de que o levantamento abrange somente estabelecimentos com, no mínimo, 10 mil reprodutoras. Assim, as reduções apontadas não refletem, necessariamente, queda na produção, podendo ser o resultado da exclusão de estabelecimentos produtores que fogem ao parâmetro fixado.

Inversamente, o mesmo pode ser aplicado às UFS que aumentaram sua produção e que apresentam variação mais significativa no Tocantins, na Paraíba e no Mato Grosso.

A partir dos números divulgados constata-se que os três estados da Região Sul foram responsáveis por pouco mais da metade (50,8%) dos ovos férteis produzidos no País em 2020.
Por sua vez o Sudeste, que produziu 21,2% do total, está em vias de ser alcançado pelo Centro-Oeste, cuja produção correspondeu a 20,5% do total. Nordeste e Norte responderam por, respectivamente, 5,3% e 0,6%.

Pouco mais de quatro quintos (81%) da produção saíram de apenas cinco UFs. Ou, pela ordem, do Paraná, Goiás, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Goiás e São Paulo mantêm produção praticamente idêntica, como em 2019, e responderam, cada um, por 14,8% da produção brasileira.

Acompanhe as Edições de Dezembro: Revista do AviSite e Revista do Ovo

 

Notícias Relacionadas

Revista OvoSite

Informativo diário | cadastre-se agora e receba diariamente a principais notícias do mercado gratuitamente

Canal Mundo Agro

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem_01

Ondas de calor: os benefícios do uso do spray de poliuretano na avicultura

Uma maneira eficaz de prevenir as perdas causadas pelas ondas de calor é a aplicação de spray de poliuretano para isolamento térmico nos galpões avícolas. Página 14.

imagem_02

Uso de hidroxi-selenometionina melhora a produtividade e qualidade dos ovos de poedeiras criadas em condições de estresse por calor

Experimento realizado no setor de Avicultura do Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias, na UFPB, indica que a suplementação adequada de selênio na forma de OH-SeMet beneficia os produtores de ovos. Página 16.

imagem_03

Atualização dos níveis de aminoácidos para poedeiras comerciais

A nutrição focada em atendimento dos aminoácidos digestíveis já é um assunto bastante estudado e há muitos anos utilizado na nutrição avícola. Página 20.

imagem_04

O Ovo como um aliado para a Saúde Cardiovascular: Evidências a partir de uma Análise Global?

O ovo, um alimento amplamente apreciado por sua praticidade, sabor e versatilidade, apresenta uma rica combinação de vitaminas e minerais essenciais. Página 28.

imagem_05

Impactos da ocorrência de Bronquite, Laringotraqueíte e Influenza Aviária na produção avícola brasileira

As infecções virais impactam as condições fisiológicas das aves, podendo provocar mortalidade e/ou morbidade. Página 30.

Fale agora no WhatsApp