A pesquisa realizada pelo Procon em convênio com o Dieese tendo como base o mês de novembro apontou que a dúzia de ovos, item integrante do grupo de alimentos, apresentou queda de 2,9% sobre outubro último e significativo aumento de 9,7% em relação a novembro de 2022.
Na base de produção os produtores de ovos absorveram baixas de 2,8% em relação ao mês anterior e de 4,5% sobre novembro do ano anterior.
O resultado foi um preço médio recebido pelo produtor equivalendo a 40,2% do valor recebido no varejo, significando a mesma participação em relação a outubro quando atingiu 40,2%. Mesmo assim, absorveu piora de 6 pontos percentuais em relação a novembro do ano passado quando a relação atingiu 46,2%.
Considerando os primeiros 11 meses do ano, enquanto os produtores conseguiram melhorar em 14,4% os preços de comercialização, os consumidores adquiriram o produto por valor 24,2% acima do verificado no mesmo período do ano passado. Com isso, a relação atingiu apenas 45,1% no período, enquanto no mesmo intervalo do ano passado alcançou 49%. Ou seja, no decorrer do ano os produtores de ovos perderam participação na relação entre os dois setores de comercialização.