A pesquisa realizada pelo Procon em convênio com o Dieese tendo como base o mês de março apontou que a dúzia de ovos, item integrante do grupo de alimentos, apresentou aumentos de 2,8% sobre março último e significativos 28,4% em relação a abril de 2022.
Na base de produção os produtores de ovos obtiveram aumentos de 3% em relação ao mês anterior e de 21,6% sobre abril do ano anterior.
O resultado foi um preço médio recebido pelo produtor equivalendo a 48,5% do valor recebido no varejo, significando leve melhora de 0,1 ponto percentual em relação a março, quando atingiu 48,4%. A comparação com abril do ano passado aponta uma perda de 2,7 pontos percentuais, pois lá, a relação atingiu 51,2%, a mais alta no período analisado.
Considerando o primeiro quadrimestre, enquanto os produtores conseguiram melhorar em 22,2% os preços de comercialização, os consumidores adquiriram o produto por valor 28,3% acima do verificado no mesmo período do ano passado. Com isso, a relação atingiu apenas 47,5% no quadrimestre, enquanto no mesmo intervalo do ano passado alcançou 49,9%.