Com os reajustes alcançados pelos produtores de ovos nos últimos dias, o preço médio alcançado até o momento apresenta índice ainda inferior a 1% sobre o mesmo período do ano passado. De toda forma, na comparação com o preço médio alcançado no decorrer de abril passado, a média atual alcança, por ora, 7,5% de evolução.
Embora alcançando evolução anual pelo quarto mês consecutivo, os preços alcançados ainda não cobrem a evolução verificada nas matérias-primas básicas utilizadas na alimentação do plantel avícola, significando a imposição de graves prejuízos aos avicultores.
E o resultado tem sido, também, uma diminuição no alojamento de pintainhas de postura comercial, anunciando uma futura retração no plantel produtivo.
Informações colhidas no mercado apontam que as matérias-primas continuarão pressionando os custos de produção no decorrer do ano. E isso significa que os produtores deverão encontrar formas de equilibrar custo e preço de comercialização no enfrentamento dessa realidade. E um dos caminhos pode ser uma maior presença no mercado externo.
Acompanhe as Edições de Março: Revista do AviSite e Revista do Ovo