Palestras sobre IA e Bronquite Infecciosa encerram 10º Unifrango

Na oportunidade, outros temas relacionados à sanidade avícola também foram discutidos, como os impactos do reovírus e adenovírus na avicultura

O 10º Encontro Avícola e Empresarial – Unifrango encerrou a programação contemplando temas técnicos sobre nutrição para melhorar a imunidade, controles sanitários, benefícios de aditivos em dietas alimentares, Influenza Aviária, Bronquite Infecciosa, Reovírus e Adenovírus. O Unifrango foi realizado em Maringá, no Paraná, entre os dias 18 e 20 de julho, e contou com mais de 1 mil inscritos, 19 palestrantes, 3 moderadores e um total de 34 patrocinadores e 24 estandes.

Entre os palestrantes, o Dr. Paul Francis McMullin trouxe um panorama sobre a “Influenza aviária: biosseguridade e impactos da doença”. Para o especialista é preciso criar controles de biosseguridade protegendo a pirâmide de produção, com cuidados na observação, ciência, avaliação de risco, controle gerencial, manutenção, sistema de qualidade e auditoria independente específica.

Dr. Paul Francis McMullin. Foto: AviSite
Dr. Paul Francis McMullin. Foto: AviSite

“A biosseguridade do galpão, especialmente a bioexclusão, continua sendo primordial em todos os setores. Manter e melhorar o ‘básico’, com foco em manutenção que apoia a bioexclusão efetiva e as barreiras entre o ambiente da granja e a ave. Manter uma atenção cuidadosa aos fatores que empurram ou atraem aves infectadas para a zona de biosseguridade”, salientou McMullin.
Seguindo as apresentações, o professor Antonio Piantino, Universidade de São Paulo, apresentou a palestra “Bronquite Infecciosa: desafios atuais e prevenção”. Em sua fala, Piantino destacou que a Bronquite Infecciosa é a maior causa de perdas econômicas para a indústria avícola brasileira e mundial. Caracteriza-se como uma doença infectocontagiosa.
“Entre os impactos causados na produção estão os problemas respiratórios e reprodutivos em machos e fêmeas, e renais em frangos, poedeiras e reprodutoras”, complementou.

Antonio Piantino, professor da Universidade de São Paulo. Foto: AviSite
Antonio Piantino, professor da Universidade de São Paulo. Foto: AviSite

Nos frangos a doença causa problemas respiratórios, condenação de carcaças no abatedouro. Nas poedeiras em desenvolvimento (frangas) causa o aumento dos casos de falsas poedeiras, e nas reprodutoras aumenta os casos de salpingite e problemas de casca.

“Dos 100 casos examinados em 2022, em 75 foram detectados o vírus da bronquite Infecciosa estirpe BR-I e 5 foram VAR2”, destacou Piantino. Ainda, de acordo com ele, as doenças infecciosas podem ter efeitos catastróficos sobre a avicultura industrial pelo seu impacto na produtividade, mortalidade e restrições comerciais. “Nos últimos anos, os principais desafios sanitários foram causados pelo vírus da Bronquite infecciosa (BI) e Salmonelas paratíficas que afetam a exportação de carne de frango. Embora a BI dificilmente leve a taxas de mortalidade superiores a 10%, ela causa elevadas perdas econômicas devido aos múltiplos parâmetros que são afetados, muitas vezes não sendo mensuráveis”.

Notícias Relacionadas

Revista OvoSite

Informativo diário | cadastre-se agora e receba diariamente a principais notícias do mercado gratuitamente

Canal Mundo Agro

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem_01

Ondas de calor: os benefícios do uso do spray de poliuretano na avicultura

Uma maneira eficaz de prevenir as perdas causadas pelas ondas de calor é a aplicação de spray de poliuretano para isolamento térmico nos galpões avícolas. Página 14.

imagem_02

Uso de hidroxi-selenometionina melhora a produtividade e qualidade dos ovos de poedeiras criadas em condições de estresse por calor

Experimento realizado no setor de Avicultura do Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias, na UFPB, indica que a suplementação adequada de selênio na forma de OH-SeMet beneficia os produtores de ovos. Página 16.

imagem_03

Atualização dos níveis de aminoácidos para poedeiras comerciais

A nutrição focada em atendimento dos aminoácidos digestíveis já é um assunto bastante estudado e há muitos anos utilizado na nutrição avícola. Página 20.

imagem_04

O Ovo como um aliado para a Saúde Cardiovascular: Evidências a partir de uma Análise Global?

O ovo, um alimento amplamente apreciado por sua praticidade, sabor e versatilidade, apresenta uma rica combinação de vitaminas e minerais essenciais. Página 28.

imagem_05

Impactos da ocorrência de Bronquite, Laringotraqueíte e Influenza Aviária na produção avícola brasileira

As infecções virais impactam as condições fisiológicas das aves, podendo provocar mortalidade e/ou morbidade. Página 30.

Fale agora no WhatsApp