Para deter Influenza Aviária, Japão sacrificou perto de 10 milhões de aves no último ciclo da doença

Depois de ter se espalhado pelo país desde novembro passado, o ciclo mais recente de Influenza Aviária parece estar perto do fim.

Nesta temporada, a gripe aviária foi descoberta em 18 prefeituras, incluindo Chiba e Ibaraki, que são conhecidas pela criação de aves.

O número de galinhas e patos que foram sacrificados nesta temporada para evitar a propagação de infecções chegou a cerca de 9,87 milhões no último sábado, um aumento drástico em relação ao recorde anterior de cerca de 1,83 milhão de aves abatidas entre o outono de 2010 e a primavera do ano seguinte.

Os abates em grande escala também foram responsáveis ​​pelos recentes aumentos nos preços dos ovos.

Em 20 de abril, a Prefeitura de Chiba, uma das maiores produtoras de ovos de galinha do país, suspendeu as restrições à transferência de ovos e galinhas impostas às granjas locais.

Depois que uma série de infecções foi encontrada em Chiba no final do ano passado, um terço de todas as galinhas poedeiras, ou cerca de 4,56 milhões de aves, foram sacrificadas na prefeitura do leste japonês.

O abate desencadeou aumentos nos preços dos ovos, que há tempos permaneciam quase no mesmo nível, sem grandes flutuações.

O preço de mercado de ovos de galinha de médio porte da vendedora japonesa de ovos JA.Z-Tamago Co. em Tóquio chegou a ¥ 250 por quilo na sexta-feira, 50% a mais do que há um ano.

Um funcionário de um grande negociante de ovos disse: “Os preços no atacado aumentaram porque a oferta de ovos caiu devido à propagação da gripe aviária.”

O abate de cerca de 10 milhões de poedeiras e patos refletiu a disseminação da gripe aviária na região oriental de Kanto e por extensas áreas a oeste de Kanto. Resulta, também, do agigantamento das granjas avícolas devido, principalmente, ao desaparecimento de pequenos produtores.

O número médio de galinhas poedeiras nas granjas era de cerca de 67.000 em 2019, um aumento de 50% em relação a 2009. Nesta temporada, a prefeitura de Chiba registrou três casos em que foram abatidos mais de 1 milhão de galinhas e patos.

O ministério da fazenda do Japão está pedindo aos avicultores que implementem medidas completas para prevenir a introdução de vírus, a fim de se preparar para a próxima temporada.

Acredita-se que o vírus da gripe aviária seja trazido para o país por aves migratórias do continente euro-asiático e se espalhe por pequenos animais que entraram em contato com seus excrementos, bem como por pessoas e veículos que entram e saem das granjas.

Muitas granjas em que galinhas e patos foram infectados com a gripe aviária, tinham aberturas nas instalações que permitiam a entrada de pequenos animais.

O ministério tem pedido repetidamente às granjas para consertar essas aberturas, desinfetar completamente as instalações e verificar que todas as telas sejam à prova de pássaros.

Lançou discussões para exigir que as granjas sigam os padrões de controle de higiene estabelecidos pelo governo central como condição de elegibilidade para receber subsídios, a fim de aumentar sua conscientização.

“Como as aves selvagens em um bando possivelmente transmitem o vírus umas às outras, é importante que permaneçamos vigilantes”, disse o professor da Universidade de Hokkaido, Yoshihiro Sakoda, especialista em gripe aviária.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine a nossa newsletter.

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Revista OvoSite

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data
AviSite
PecSite
SuiSite

Revista OvoSite

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

massaio

Entrevista: Dra. Masaio Mizuno Ishizuka

“É preciso repensar as medidas de biosseguridade para atender aos desafios contemporâneos”. Página 18.

agrosys

Sistema de Gestão e Mobilidade à frente da Agroindústria 4.0

A transformação digital através de Sistemas de Gestão tem sido essencial para alavancar todos os negócios relacionados à agroindústria. Página 14.

genetica

Genética e Ovos

A qualidade e as tecnologias empregadas permitiram à avicultura de postura brasileira atingir patamares sem precedentes. Página 33.

OvoSite_AviSite_SuiSite_PecSite_ovo (91)

Casca de ovo é base para fertilizante ecológico mais eficiente que convencionais

Processo de moagem mecanoquímica desenvolvido na UFPR cria produto com liberação controlada de nutrientes evitando desperdícios na lavoura e problemas ambientais relacionados a fertilizantes usados atualmente. Página 36.

frango

Fibras: uma alternativa na modulação intestinal das aves

A saúde intestinal depende da atuação conjunta de funções fisiológicas, microbiológicas e físicas para a manutenção do correto equilíbrio do intestino e é considerada um dos fatores de grande impacto na indústria avícola. Página 44.

revista

Tendências para o desenvolvimento de novos revestimentos para ovos

Atualmente, alternativas estão sendo testadas para prolongar a vida útil dos ovos e reduzir o desperdício de alimentos. Página 48.

abpa

Simpósio OvoSite aborda inovações na produção de ovos

O Simpósio OvoSite irá levantar as tendências para a comercialização no mercado interno e nas exportações para o setor. Página 52.

ovo

Ovo: um alimento completo

A proteína é uma das mais versáteis para consumo, porém, é preciso atenção e cuidados especiais para a prevenção da Salmella. Página 57.

Open chat
Fale agora no WhatsApp