Paraguai confirma três casos de gripe aviária; mas podem ser mais

Segundo o presidente do Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Animal (Senacsa) do Paraguai, Dr. José Carlos Martin, até este domingo (21) três focos de gripe aviária foram confirmados na região do Chaco, enquanto outros dois ainda permanecem sob investigação.

A doença aviária de alta patogenicidade foi registrada em criações caseiras ao ar livre e aves domésticas, em Mariscal Estigarribia, Colonia Neuland e Filadelfia, no departamento de Boquerón, explicou Martin. As aves dessas granjas foram abatidas e enterradas por funcionários do Senacsa seguindo protocolos sanitários.

Martin também disse que havia relatos de outros dois possíveis surtos, um em Boquerón e outro no departamento de Alto Paraguai, na região do Chaco.

Martin ainda explicou que, após a confirmação dos primeiros casos, o Senacsa acionou imediatamente as medidas sanitárias específicas correspondentes ao “Sistema Nacional de Emergência Sanitária Animal” e organizou a vigilância epidemiológica nas áreas de Mariscal, Neuland e Filadélfia.

Ele acrescentou que a confirmação dos surtos também foi relatada à Organização Mundial de Saúde Animal e a organizações regionais e países vizinhos.

O dirigente destacou, por fim, a importância da colaboração dos cidadãos e criadores de aves na comunicação de qualquer suspeita de doenças nas suas aves para atendimento imediato do pessoal do Senacsa e insistiu que os avicultores, mesmo que tenham aves domésticas, reforcem as medidas de biossegurança e não manuseiem animais mortos ou aves próprias doentes.

Martin destacou que os casos confirmados de gripe aviária correspondiam a frangos de produção própria, que deveriam ser consumidos por seus próprios criadores e não deveriam ser distribuídos a terceiros. Explicou ainda que a entrada da gripe aviária no país esteve ligada às aves migratórias, principalmente duas espécies, que passam precisamente pelas zonas onde ocorreram as primeiras infecções. Ele acrescentou que as aves que circulam pela região também podem ser vetores da doença.

Notícias Relacionadas

Revista OvoSite

Informativo diário | cadastre-se agora e receba diariamente a principais notícias do mercado gratuitamente

Canal Mundo Agro

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem_01

Ondas de calor: os benefícios do uso do spray de poliuretano na avicultura

Uma maneira eficaz de prevenir as perdas causadas pelas ondas de calor é a aplicação de spray de poliuretano para isolamento térmico nos galpões avícolas. Página 14.

imagem_02

Uso de hidroxi-selenometionina melhora a produtividade e qualidade dos ovos de poedeiras criadas em condições de estresse por calor

Experimento realizado no setor de Avicultura do Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias, na UFPB, indica que a suplementação adequada de selênio na forma de OH-SeMet beneficia os produtores de ovos. Página 16.

imagem_03

Atualização dos níveis de aminoácidos para poedeiras comerciais

A nutrição focada em atendimento dos aminoácidos digestíveis já é um assunto bastante estudado e há muitos anos utilizado na nutrição avícola. Página 20.

imagem_04

O Ovo como um aliado para a Saúde Cardiovascular: Evidências a partir de uma Análise Global?

O ovo, um alimento amplamente apreciado por sua praticidade, sabor e versatilidade, apresenta uma rica combinação de vitaminas e minerais essenciais. Página 28.

imagem_05

Impactos da ocorrência de Bronquite, Laringotraqueíte e Influenza Aviária na produção avícola brasileira

As infecções virais impactam as condições fisiológicas das aves, podendo provocar mortalidade e/ou morbidade. Página 30.

Fale agora no WhatsApp