As autoridades sanitárias da Bolívia informaram que milhares de aves foram sacrificadas após a detecção de um surto de gripe aviária em granjas de duas localidades na região central de Cochabamba, ocorrência que obrigou o governo boliviano a declarar emergência sanitária por 120 dias.
“Procedeu-se à eliminação das aves para seu posterior enterro sanitário e limpeza e desinfecção dos locais afetados”, informou à TV estatal Bolivia TV o diretor executivo do Serviço Nacional de Sanidade Agropecuária e Inocuidade Alimentar, Javier Suárez.
Suárez não precisou a quantidade de aves sacrificadas, mas comunicado do órgão mencionou a eliminação de 142.200 frango, bem como de aves existentes nas granjas próximas.
Suárez explicou que o surto ocorreu em granjas localizadas nas cidades de Sacaba e Quillacollo, em Cochabamba, a leste de La Paz. Ele disse que se presume que o surto se deva à migração de aves que começou no ano. “[O surto de] Quillacollo já está resolvido, mas continuamos em campanha”, acrescentou.