Segundo pesquisa efetuada pelo IEA a partir dos principais Escritórios de Desenvolvimento Rural em praças relevantes de comercialização no interior de São Paulo, o preço médio ao produtor manteve cotação que se mantém inalterada em R$176,00 nos últimos oito dias, equivalendo a aumento de 22,2% sobre o recebido no mesmo dia do ano passado.
Embora os preços se encontrem em bom patamar, se houver movimentação mais vigorosa de ovos pelas boas possibilidades de consumo interno ou mesmo, para atendimento ao mercado externo, os preços podem evoluir no decorrer do mês.
Isso porque em março o período religioso da quaresma tende a favorecer maior consumo de ovos, enquanto os problemas enfrentados por diversos países afetados em seus plantéis pela Influenza Aviária traz uma grande possibilidade do Brasil abrir novos mercados consumidores. Enfim, essas motivações tendem a deixar o mercado firme no decorrer de março.
Em março do ano passado o preço médio diário recebido pelos produtores apresentaram evolução máxima de 4,9% no decorrer do mês. Se a evolução atingir esse índice significaria um preço médio diário próximo de R$185,00 por caixa de ovos brancos comercializada.