As primeiras informações do fechamento de novembro divulgada pela secretaria de comércio exterior sinalizam que os embarques de ovos e ovoprodutos apresentaram queda mensal em volume e receita, embora permaneçam indicando aumento significativo sobre o mesmo período do ano passado e retrasado.
O total embarcado atingiu pouco mais de 3.041 toneladas, significando queda de 8,3% sobre o mês anterior e aumentos expressivos de 67,2% e 42,7% sobre, respectivamente, novembro do ano passado e retrasado.
A receita, por sua vez, atingiu quase US$11,597 milhões de dólares, significando queda mensal de 6,6% e aumentos de 14,6% e 70,7% sobre, respectivamente os mesmos períodos de 2022 e 2021.
No decorrer dessa próxima quarta-feira, 06 de dezembro, está previsto a divulgação dos dados oficiais de novembro e, com eles, o detalhamento do volume e receita obtida nos embarques de ovos férteis para produção de pintos de corte e, também, em relação aos ovos destinados ao consumo. Informações colhidas no mercado sinalizam que empresas atuantes no mercado de ovos férteis seguiram embarcando expressivos volumes no decorrer de novembro.
O volume de ovos embarcado nos primeiros 11 meses do ano apresentou aumentos de 115,3% no ano e de 114,6% em dois anos, enquanto a receita apontou, respectivamente, incrementos de 99,4% e 159,5% nas mesmas bases de comparação. A destacar a perda de 7,4% no preço médio de comercialização no decorrer do ano.