Primeiro evento para indústria de nutrição animal do país, Symposium Feed Technology anuncia programação

A primeira edição do Symposium Feed Technology: Process and Nutrition Interaction, o primeiro evento focado em tecnologia para a indústria de nutrição animal no país, acontece em Curitiba, no Paraná, de 13 a 15 de junho. É a primeira vez que uma cidade brasileira recebe um evento com esta proposta.

O objetivo é promover um amplo debate sobre os mais importantes desafios, oportunidades, tendências, tecnologias e inovação para a nutrição animal, além de reunir fundos para a construção da primeira fábrica de ração piloto em uma universidade do Brasil, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), com a finalidade de contribuir com o desenvolvimento de pesquisas, proporcionando uma aproximação maior entre a academia e as demandas do mercado, destacou o professor da UFPR e membro do comitê científico do simpósio, Alex Maiorka.

Os palestrantes se dividirão em 13 palestras e uma mesa redonda de discussão durante os três dias de evento para tratar de temas como “Interação Processo X Nutrição”, “Impacto da peletização sobre o DGM da dieta”, “DGM para suínos: o que temos de novo?”, “Melhoria da qualidade dos peletes”, “Reações de complexação causadas pelo processamento térmico”, “Perdas durante o processo térmico” e “Perspectivas do mercado de rações”, entre outros temas.

A escolha de Curitiba
Curitiba é um centro de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico para a nutrição animal. Além disso, conta com uma localização estratégica, infraestrutura robusta, diversidade turística e gastronômica, defendeu Maiorka.

O gerente de Aplicações e tecnologia de Ração da Evonik e membro da Comissão Organizadora do simpósio, Marco Lara, destaca a posição do estado do Paraná como grande produtor de proteína animal, como frango e suínos e, consequentemente, com uma alta produção e processamento de alimentos para animais de diversas espécies.

“O estado ainda conta com a presença de grandes empresas produtoras de rações e alimentos para animais, o que também faz com que a região seja uma importante referência para o setor de nutrição animal”.

O que esperar

– Participação de mais de 10 palestrantes de renome internacional;
– 3 dias de evento;
– Mais de 13 horas de discussões apenas sobre nutrição animal;
– Cerca de 350 participantes.

Entre as principais atrações estão palestrantes como o pesquisador da Universidade de Auburn, dos Estados Unidos, Wilmer Pacheco; o gerente Executivo de Rações e Premix da BRF, Leonardo Miyata; o consultor Técnico de Fábrica de Rações da C.Vale, Marco Antônio Ebbing e o chefe-Geral da Embrapa Suínos e Aves, Everton Krabbe.

Também haverá a presença de nomes como Ananda Felix, da UFPR; Sergio Noschang, da Alibem; Uislei Orlando, da PIC dos Estados Unidos; Heider Martins, da Bühler; Marco Lara, da Evonik; Ariovaldo Zani, do Sindirações; Keysuke Muramatso, da DSM e Alex Maiorka, da UFPR.

Algumas das principais empresas do segmento já confirmaram participação, como Evonik, DSM, Bühler, Elanco, Unifrango, Vaccinar, Phibro, Van Aarsen, CPM, Aurora, Mangra e Quality Equipamentos, além de apoiadores institucionais do encontro, como Governo do Estado do Paraná, ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), Editora Mundo Agro, Embrapa, BRF e Sindirações.

A expectativa é que Curitiba receba o evento anualmente. “Nossa meta para a próxima edição é ampliar a presença de público e patrocinadores, tornando o Symposium Feed Technology um encontro de tecnologia para nutrição animal definitivo e preeminente na América do Sul”, afirmou Maiorka.

Programação 

Dia 13/06:
13h30 – Abertura

13h55: “Interação Processo X Nutrição” – Alex Maiorka, UFPR

14h45: “Impacto da peletização sobre o DGM da dieta” – Wilmer Pacheco, Universidade de Auburn

15h55: Apresentação da Fábrica de Ração Piloto

Dia 14/06
8h30: “DGM para suínos: o que temos de novo?” – Uislei Orlando, PIC Estados Unidos

9h40: “Tecnologia de moagem: Moinho de Martelo X Rolo” – Heider Martins, Bühler

11h: “Melhoria da qualidade dos peletes” – Keysuke Muramatso, DSM

14h: “Vantagens e desvantagens da aplicação pós peletes” – Leonardo Miyata, BRF

14h50: “Impacto da peletização sobre a digestibilidade de aminoácidos” – Wilmer Pacheco, Universidade de Auburn

16h: “Reações de complexação causadas pelo processamento térmico” – Ananda Felix, UFPR

Dia 15/06
8h30: “Perdas durante o processo térmico”  Everton Krabbe, Embrapa

9h: “Impacto do expander processo” – Heider Martins, Bühler

9h45: “Impacto do expander: Desempenho de frango” – Marco Antônio Ebbing, C.Vale

10h10: “Impacto do expander: Desempenho de suíno” – Sergio Noschang, Alibem

10h35: Mesa redonda

10h50: “Perspectivas do mercado de rações” – Ariovaldo Zani, Sindirações

11h30: Encerramento 

Sobre o Feed Technology Institute
Organizador do 1° Symposium Feed Technology: Process and Nutrition Interaction, o Feed Technology Institute é uma iniciativa concebida pela Evonik e pela DSM em parceria com a Nutrall, empresa incubada na Universidade Federal do Paraná (UFPR), com o objetivo de atender a demanda crescente de indústria por especialização e profissionalização nos processos de produção de rações em toda América Latina.

O principal objetivo é construir a primeira fábrica de ração piloto do país dentro da UFPR, para desenvolver pesquisa e projetos de extensão de alunos. “Hoje nenhuma universidade brasileira tem uma fábrica de ração modelo para o desenvolvimento de pesquisas e especialização de estudantes, por isso nos reunimos para esta finalidade. E também por acreditar na cooperação tecnológica e científica para o desenvolvimento da nutrição animal”, definiu Lara.

Apoio

O 1° Symposium Feed Technology (SFT) tem o apoio institucional do Governo do Estado do Paraná, da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), do Sindirações, da editora Mundo Agro, responsável pelo AviSite, OvoSite, SuiSite e PecSite.

Entre os patrocinadores do encontro, estão confirmadas empresas como Evonik, DSM, Bühler, Elanco, Unifrango, Phibro, CPM, Aurora, Quality, Van Aarsen, Vaccinar, Phytobiotics, Mangra, Zinpro e Só Automação.

Outras informações sobre o 1º SFT estão disponíveis na página do evento https://www.feedtechnologyinstitute.com/1stsymposium, podem ser obtidas através do e-mail [email protected] ou das redes sociais do evento https://www.facebook.com/feedtechnologyinstitutehttps://twitter.com/InstituteFeedhttps://www.instagram.com/feedtechnologyinstitute/https://www.youtube.com/user/EvonikIndustrieshttps://www.linkedin.com/showcase/evonik-animal-nutrition/.

Serviço:
1° Symposium Feed Technology
Data:
 13 a 15 de junho de 2023
Local: Parque Barigui, Curitiba, PR
Informações: https://www.feedtechnologyinstitute.com/1stsymposium
E-mail: [email protected]

Notícias Relacionadas

Revista OvoSite

Informativo diário | cadastre-se agora e receba diariamente a principais notícias do mercado gratuitamente

Canal Mundo Agro

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem_01

Ondas de calor: os benefícios do uso do spray de poliuretano na avicultura

Uma maneira eficaz de prevenir as perdas causadas pelas ondas de calor é a aplicação de spray de poliuretano para isolamento térmico nos galpões avícolas. Página 14.

imagem_02

Uso de hidroxi-selenometionina melhora a produtividade e qualidade dos ovos de poedeiras criadas em condições de estresse por calor

Experimento realizado no setor de Avicultura do Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias, na UFPB, indica que a suplementação adequada de selênio na forma de OH-SeMet beneficia os produtores de ovos. Página 16.

imagem_03

Atualização dos níveis de aminoácidos para poedeiras comerciais

A nutrição focada em atendimento dos aminoácidos digestíveis já é um assunto bastante estudado e há muitos anos utilizado na nutrição avícola. Página 20.

imagem_04

O Ovo como um aliado para a Saúde Cardiovascular: Evidências a partir de uma Análise Global?

O ovo, um alimento amplamente apreciado por sua praticidade, sabor e versatilidade, apresenta uma rica combinação de vitaminas e minerais essenciais. Página 28.

imagem_05

Impactos da ocorrência de Bronquite, Laringotraqueíte e Influenza Aviária na produção avícola brasileira

As infecções virais impactam as condições fisiológicas das aves, podendo provocar mortalidade e/ou morbidade. Página 30.

Fale agora no WhatsApp