Relação de preços entre frango vivo e ovo nas granjas do interior paulista

Em fevereiro deste ano, o comportamento oposto dos mercados do frango vivo e do ovo (redução de preço do primeiro; forte alta no preço do ovo) fez com que este último registrasse a menor diferença de preço com o frango vivo em quase dois anos. Ou seja: no mês, o valor recebido pelo produtor pela dúzia de ovos (R$126,29/caixa) correspondeu a 86% do valor recebido pelo produtor do frango vivo (R$4,90/kg).

Mas foi só porque, pela média trimestral móvel, em 2022 e até aqui, os preços alcançados pelo ovo têm correspondido a não mais que 71,8% do preço alcançado pelo frango vivo.

Tal relação soa como um péssimo desempenho para o ovo. Mas, na verdade, não é muito diferente da média registrada nos pouco mais de cinco anos transcorridos entre janeiro de 2017 e abril de 2022: 73,7%, perto de dois pontos percentuais acima da média deste ano.

Além disso, a relação de preço observada nos primeiros quatro meses de 2022 vem sendo bem melhor que a registrada nos doze meses de 2021, a pior de todo o período analisado. Pois, no ano passado, o preço alcançado pelo ovo ficou, na média, a 65,3% do preço alcançado pelo frango vivo, resultado ainda aquém do observado em 2019, ano em que essa relação ficou em 65,4%.

De toda forma, nota-se que têm sido poucas as ocasiões em que o ovo alcança valores similares ou superiores aos do frango. No período analisado (64 meses) isso só ocorreu, por cinco meses consecutivos, em 2017 e, posteriormente, em 2020, no início da pandemia de Covid-19.

É interessante registrar que, nestes dois casos, o melhor desempenho do ovo teve causas diferentes. Em 2020, com o primeiro lockdown generalizado do Século XXI, o ovo foi o alimento de escolha imediata para uma população reclusa. Daí a explosão, mundial, de preços do produto. Já o excepcional desempenho de 2019 deve-se, exclusivamente, a ajustes na produção. Naquela ocasião, a dúzia de ovos chegou a superar em quase 15% o preço pago pelo frango – que, diga-se de passagem, não estava tão barato assim.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Notícias Relacionadas

Revista OvoSite

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

massaio

Entrevista: Dra. Masaio Mizuno Ishizuka

“É preciso repensar as medidas de biosseguridade para atender aos desafios contemporâneos”. Página 18.

agrosys

Sistema de Gestão e Mobilidade à frente da Agroindústria 4.0

A transformação digital através de Sistemas de Gestão tem sido essencial para alavancar todos os negócios relacionados à agroindústria. Página 14.

genetica

Genética e Ovos

A qualidade e as tecnologias empregadas permitiram à avicultura de postura brasileira atingir patamares sem precedentes. Página 33.

OvoSite_AviSite_SuiSite_PecSite_ovo (91)

Casca de ovo é base para fertilizante ecológico mais eficiente que convencionais

Processo de moagem mecanoquímica desenvolvido na UFPR cria produto com liberação controlada de nutrientes evitando desperdícios na lavoura e problemas ambientais relacionados a fertilizantes usados atualmente. Página 36.

frango

Fibras: uma alternativa na modulação intestinal das aves

A saúde intestinal depende da atuação conjunta de funções fisiológicas, microbiológicas e físicas para a manutenção do correto equilíbrio do intestino e é considerada um dos fatores de grande impacto na indústria avícola. Página 44.

revista

Tendências para o desenvolvimento de novos revestimentos para ovos

Atualmente, alternativas estão sendo testadas para prolongar a vida útil dos ovos e reduzir o desperdício de alimentos. Página 48.

abpa

Simpósio OvoSite aborda inovações na produção de ovos

O Simpósio OvoSite irá levantar as tendências para a comercialização no mercado interno e nas exportações para o setor. Página 52.

ovo

Ovo: um alimento completo

A proteína é uma das mais versáteis para consumo, porém, é preciso atenção e cuidados especiais para a prevenção da Salmella. Página 57.

Open chat
Fale agora no WhatsApp