Rússia avalia adotar vacinação contra a Influenza Aviária

Levando em consideração as preocupações de segurança alimentar que surgiram no contexto das sanções ocidentais, a Rússia está considerando mudar sua estratégia de vacinação contra a gripe aviária, anunciou Natalya Moroz, vice-diretora de produção do centro federal russo de saúde animal, à publicação russa Veterinary & Life.

Os grandes produtores avícolas do país estão proibidos de vacinar seus planteis. Apenas criações ao ar livre são obrigadas a inocular o rebanho contra a gripe aviária, lembrou Moroz. Mas essa estratégia pode ser alterada.

A vacinação em massa de aves foi até agora evitada devido ao impacto negativo que poderia ter no potencial de exportação, disse Moroz, acrescentando que, do ponto de vista de garantir a segurança para os seres humanos, a estratégia de ‘stamping out’, envolvendo o sacrifício sanitário de todas as aves afetadas sempre pareceu ser uma opção mais confiável de combate à doença.

Mas Moroz observou que, por outro lado, a gripe aviária afetou a segurança alimentar em vários países onde grandes surtos foram registrados nos últimos anos. Por esse motivo, alguns deles já tornaram a vacinação em massa obrigatória.

As autoridades russas também estão considerando mudar a estratégia de vacinação, disse Moroz, acrescentando que esta etapa está sendo discutida pelo Ministério da Agricultura russo, pelos serviços veterinários (Rosselkhoznadzor), pela Agência de Vigilância dos Direitos do Consumidor (Rospotrebnadzor) e por grupos empresariais locais.

Moroz observa ainda que no contexto das duras sanções impostas pelos países ocidentais contra a Rússia, “é necessário prever todos os cenários de desenvolvimento da situação epizoótica no país”. E acrescentou: “Se a gripe aviária se tornar uma ameaça à segurança alimentar, tudo terá que ser feito para salvar os rebanhos de reprodução. E aqui, a vacinação se tornará uma ferramenta necessária para manter o bem-estar veterinário da indústria avícola”.

Nova vacina

 Uma nova vacina contra a gripe aviária de alta patogenicidade foi recentemente desenvolvida por cientistas do centro federal russo de saúde animal. Está programado para ser comercialmente lançada no início do outono, anunciou Moroz.

A cientista esclareceu que a nova vacina foi desenvolvida com base na cepa Yamal do vírus influenza A de baixa patogenicidade do subtipo H5N1 isolado na Rússia.

Conforme explicado por Moroz, a vantagem da nova vacina está em sua alta imunogenicidade, ou seja, na capacidade de proteger as aves da infecção pelos atuais vírus influenza A altamente patogênicos do subtipo H5. Além disso, acrescentou, o medicamento é caracterizado pela alta segurança associada ao uso de um antígeno feito com base em um vírus influenza A de baixa patogenicidade do subtipo H5.

Notícias Relacionadas

Revista OvoSite

Informativo diário | cadastre-se agora e receba diariamente a principais notícias do mercado gratuitamente

Canal Mundo Agro

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem_01

Ondas de calor: os benefícios do uso do spray de poliuretano na avicultura

Uma maneira eficaz de prevenir as perdas causadas pelas ondas de calor é a aplicação de spray de poliuretano para isolamento térmico nos galpões avícolas. Página 14.

imagem_02

Uso de hidroxi-selenometionina melhora a produtividade e qualidade dos ovos de poedeiras criadas em condições de estresse por calor

Experimento realizado no setor de Avicultura do Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias, na UFPB, indica que a suplementação adequada de selênio na forma de OH-SeMet beneficia os produtores de ovos. Página 16.

imagem_03

Atualização dos níveis de aminoácidos para poedeiras comerciais

A nutrição focada em atendimento dos aminoácidos digestíveis já é um assunto bastante estudado e há muitos anos utilizado na nutrição avícola. Página 20.

imagem_04

O Ovo como um aliado para a Saúde Cardiovascular: Evidências a partir de uma Análise Global?

O ovo, um alimento amplamente apreciado por sua praticidade, sabor e versatilidade, apresenta uma rica combinação de vitaminas e minerais essenciais. Página 28.

imagem_05

Impactos da ocorrência de Bronquite, Laringotraqueíte e Influenza Aviária na produção avícola brasileira

As infecções virais impactam as condições fisiológicas das aves, podendo provocar mortalidade e/ou morbidade. Página 30.

Fale agora no WhatsApp