Saúde hormonal e pele bonita: ovo traz benefícios às mulheres, diz nutricionista

Alimento é aliado das necessidades nutricionais do corpo feminino ao longo de toda a vida, de acordo com profissional do Instituto Ovos Brasil.

Março é o mês da mulher, mas um alimento presente durante todo o ano – ainda que o preço esteja bastante elevado atualmente – traz grandes benefícios à nutrição feminina: o ovo.

Rico em proteínas de alto valor biológico, vitaminas e minerais, ele contribui para a saúde hormonal, fortalecimento ósseo, manutenção da pele, cabelos e unhas, além de ser um aliado no bem-estar em todas as idades. É o que apontam as pesquisas do Instituto Ovos Brasil (IOB).

“A combinação de proteínas, vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K) e minerais como ferro, zinco e selênio torna o ovo um alimento completo e acessível, ideal para apoiar as necessidades nutricionais da mulher ao longo da vida”, contextualiza a nutricionista da entidade, Lúcia Endriukaite.

O ovo e a saúde na gravidez

Muitas mulheres enfrentam alterações de humor e retenção de líquidos no período pré-menstrual. Segundo Lúcia, a presença de vitamina B6, zinco e magnésio no ovo auxilia na produção de serotonina, ajudando a regular o humor e a aliviar os sintomas da tensão pré-menstrual.

Além disso, de acordo com ela, durante a gravidez, o alimento é um importante aliado para a saúde da mãe e do bebê. Rico em colina, nutriente essencial para o desenvolvimento cerebral fetal, e em ácido fólico, fundamental para a formação do tubo neural, o ovo contribui diretamente para uma gestação saudável.

Osteoporose e perda muscular

Com a chegada da menopausa, a redução dos níveis hormonais pode levar à perda de massa óssea e muscular. Neste aspecto, outro elemento do ovo pode ajudar.

“A vitamina D presente no ovo é essencial para a absorção de cálcio, ajudando a prevenir a osteoporose. Além disso, suas proteínas contribuem para a manutenção da força muscular, reduzindo o risco de quedas”, destaca a nutricionista.

No entanto, não são apenas benefícios para a saúde externa que o ovo é capaz de gerar. Também existem fatores positivos ligados à estética. Rico em biotina, ferro e aminoácidos essenciais, o alimento favorece a regeneração celular, promovendo pele saudável, cabelos brilhantes e unhas mais fortes.

Segundo Lúcia, o ovo pode ser consumido em diferentes momentos do dia. “No café da manhã, ele auxilia na manutenção dos níveis de energia e controle da glicemia. No lanche da tarde, promove saciedade e contribui para uma alimentação equilibrada.”

Riscos à saúde?

Mitos sobre o consumo de ovos e colesterol ainda geram dúvidas, mas a nutricionista do IOB ressalta que estudos científicos já comprovaram que o consumo de ovos dentro de uma dieta balanceada não aumenta os riscos de doenças cardiovasculares.

“O ovo é um alimento saudável e seguro para mulheres de todas as idades”, reforça.

De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), cada brasileiro consome, em média, 242 ovos. Em 2023, a produção nacional foi recorde, com 4,99 bilhões de dúzias. Entre os estados, São Paulo lidera, sendo responsável por quase 30% do total.

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine a nossa newsletter.

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Revista OvoSite

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data
AviSite
PecSite

Revista OvoSite

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem-1

Protocolos de bem-estar animal para matrizes poedeiras de frango de corte

O manejo adequado inicia-se pelo planejamento das instalações, que devem priorizar um ambiente confortável e seguro.
A implementação de protocolos de bem-estar animal exige a integração de conceitos éticos, técnicos e econômicos, promovendo condições que favoreçam a saúde, o comportamento natural e o conforto das aves.

imagem-2

Da granja à mesa: fatores para se obter um ovo de qualidade

Os produtores enfrentam uma série de desafios para entregar um produto de qualidade ao consumidor, desafios esses, ligados a saúde animal, nutrição adequada e ambiente propício.

imagem-3

A resiliência dos produtores de suínos: enfrentando variações no custo e rentabilidade

Nos últimos quatro anos, a suinocultura enfrentou um cenário desafiador, marcado por variações expressivas no custo de produção, preços de venda e rentabilidade. O desafio de equilibrar custo e preço é constante, mas o setor tem potencial para se manter competitivo e sustentável.

imagem-4

Principais desafios de bem-estar animal na produção de leitões

Nas fases de maternidade e creche, é fundamental adotar práticas de manejo que garantam conforto, nutrição adequada, prevenção de doenças e redução do estresse.
Entender e superar os desafios térmicos, nutricionais, sanitários e comportamentais é essencial para uma produção ética, eficiente e alinhada às exigências legais e de mercado.

imagem-5

Bem-estar de bezerros: boas práticas de manejo do nascimento ao desmame

O cuidado com os bezerros começa antes do nascimento, com uma boa nutrição e a manutenção da saúde da vaca, o que reduz as chances de aborto e doenças metabólicas no pós-parto. Um adequado calendário de vacinação, combinado com o atendimento das necessidades nutricionais conforme o estágio gestacional, assegura uma imunidade de qualidade por meio da ingestão de colostro. Isso contribui para um melhor desempenho zootécnico e aumenta a taxa de desfrute do rebanho.

revista

Tendências para o desenvolvimento de novos revestimentos para ovos

Atualmente, alternativas estão sendo testadas para prolongar a vida útil dos ovos e reduzir o desperdício de alimentos. Página 48.

abpa

Simpósio OvoSite aborda inovações na produção de ovos

O Simpósio OvoSite irá levantar as tendências para a comercialização no mercado interno e nas exportações para o setor. Página 52.

ovo

Ovo: um alimento completo

A proteína é uma das mais versáteis para consumo, porém, é preciso atenção e cuidados especiais para a prevenção da Salmella. Página 57.

Fale agora no WhatsApp