Seminário de Políticas Públicas para o Setor Rural aborda agricultura de baixo carbono

Em sua 16ª edição, o evento virtual será dividido em quatro datas, sendo a primeira em 19 de setembro, a partir das 9h. As inscrições são gratuitas pela plataforma Sympla

Estão abertas as inscrições para o XVI Seminário de Políticas Públicas para o Setor Rural, realizado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), com o tema “Agricultura de baixo carbono: cenário, tecnologias e perspectivas”. O evento virtual será dividido em quatro episódios, sendo o primeiro deles no dia 19 de setembro, com transmissão ao vivo pelo YouTube da Seapa, a partir das 9h. As inscrições podem ser feitas neste link.

De acordo com o superintendente de Inovação e Economia Agropecuária da Secretaria de Agricultura, Feliciano Nogueira de Oliveira, a necessidade de dividir o conteúdo em quatro módulos se deu pelo amplo volume de informações a serem debatidas com relação à agricultura de baixo carbono, além da relevância dessas discussões em meio a adversidades climáticas e a exigências cada vez maiores dos mercados internacionais quanto à mitigação das emissões de gases do efeito estufa.

“Ao longo dos quatro encontros, o seminário terá como pano de fundo a política de sustentabilidade ambiental trazida pelo Plano ABC+, as tecnologias propostas através dele e aquilo que nós temos como expectativas em relação a mercados, tanto para o comércio de produtos que são oriundos de um processo produtivo com menor emissão de gases, como a que existe em torno das possibilidades de acesso a mercados de crédito de carbono”, explica Feliciano.

Na primeira reunião, será abordado o subtema “Agricultura de baixo carbono: políticas, estratégias e mercado”, mais voltado para a contextualização das políticas públicas voltadas ao assunto. São parceiros da Seapa na realização, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Conteúdo

As palestras do primeiro episódio do XVI Seminário de Políticas Públicas para o Setor Rural envolvem tópicos como o Plano ABC+, que promove a adoção de tecnologias agropecuárias com alto potencial de mitigação das emissões de gases do efeito estufa, as estratégias de neutralização do carbono e os desafios no contexto do mercado internacional de commodities.

Após as exposições, haverá um debate mediado pelo subsecretário de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural Sustentável da Seapa, Ricardo Peres Demicheli. Os participantes da transmissão ao vivo podem contribuir com o envio de questões em tempo real. A previsão de término das discussões é às 11h.

Os próximos três módulos estão previstos para os dias 3, 17 e 31 de outubro. A participação é gratuita em todos eles. Serão apresentadas tecnologias para a recuperação de pastagens degradadas, estratégias para a redução da emissão de carbono na produção agropecuária e perspectivas para o avanço da descarbonização.

 

Programação

Parte 1: “Agricultura de Baixo Carbono – Oportunidade para a produção sustentável de alimentos.”

Data: 19/09

Palestra 1: “O Plano ABC como política pública para uma agropecuária sustentável”

Palestrante: Rodrigo Moreira Dantas MAPA, como gestor e coordenador do Plano em nível nacional.

Palestra 2: “Estratégias e ações para a neutralização de carbono na produção agropecuária.”

Palestrante: Alessandro Campos FAEM

Palestra 3: “Desafios da produção sustentável no mercado internacional de commodities.”

Palestrante: Vinícius Pereira Guimarães

Moderador: Ricardo Demicheli – Subsecretário

Notícias Relacionadas

Revista OvoSite

Informativo diário | cadastre-se agora e receba diariamente a principais notícias do mercado gratuitamente

Canal Mundo Agro

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem_01

Ondas de calor: os benefícios do uso do spray de poliuretano na avicultura

Uma maneira eficaz de prevenir as perdas causadas pelas ondas de calor é a aplicação de spray de poliuretano para isolamento térmico nos galpões avícolas. Página 14.

imagem_02

Uso de hidroxi-selenometionina melhora a produtividade e qualidade dos ovos de poedeiras criadas em condições de estresse por calor

Experimento realizado no setor de Avicultura do Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias, na UFPB, indica que a suplementação adequada de selênio na forma de OH-SeMet beneficia os produtores de ovos. Página 16.

imagem_03

Atualização dos níveis de aminoácidos para poedeiras comerciais

A nutrição focada em atendimento dos aminoácidos digestíveis já é um assunto bastante estudado e há muitos anos utilizado na nutrição avícola. Página 20.

imagem_04

O Ovo como um aliado para a Saúde Cardiovascular: Evidências a partir de uma Análise Global?

O ovo, um alimento amplamente apreciado por sua praticidade, sabor e versatilidade, apresenta uma rica combinação de vitaminas e minerais essenciais. Página 28.

imagem_05

Impactos da ocorrência de Bronquite, Laringotraqueíte e Influenza Aviária na produção avícola brasileira

As infecções virais impactam as condições fisiológicas das aves, podendo provocar mortalidade e/ou morbidade. Página 30.

Fale agora no WhatsApp