Setor Agropecuário propõe mudanças no lançamento de Receituário Agronômico no SISDEV

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e representantes das instituições ligadas ao agronegócio mato-grossense se reuniram com o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), Juares Silveira Samaniego, para discutir ajustes no processo de emissão e registro do Receituário Agronômico no Sistema de Defesa Vegetal (SISDEV).

Participaram da reunião o analista de Agricultura da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Alex Oliveira Rosa; o diretor Executivo do Fórum Agro MT, Xisto Bueno; o técnico do Fórum Agro MT, Carlos Bolzan; e a gerente de Defesa Agrícola da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Jerusa Rech.

O encontro, realizado na sede do Crea-MT em Cuiabá, na última segunda-feira (21.07) teve como foco principal a busca por melhorias no processo de emissão do receituário agronômico.

Proposta para mudança no processo

Como alternativa, foi sugerido ao Crea-MT que os engenheiros agrônomos, ao emitirem a ART referente ao receituário, também possam realizar diretamente o lançamento da informação no SISDEV.

De acordo com os representantes do setor produtivo, essa mudança contribuiria para desburocratizar o processo, dar mais segurança jurídica às partes envolvidas e garantir o cumprimento efetivo da legislação, com maior praticidade e confiabilidade.

A proposta foi bem recebida pelo presidente do Crea-MT, que destacou a importância do diálogo institucional como ferramenta para a melhoria contínua da atividade profissional e da gestão agrícola no estado.

— É um tema importante e que merece atenção técnica. O Crea está aberto ao debate e à construção de soluções conjuntas com as entidades do setor — afirmou Juares Samaniego.

Encaminhamentos

Ficou definido que o tema será levado para análise na próxima reunião da Câmara Especializada de Agronomia do Crea-MT, com participação dos representantes das entidades do agro. O objetivo é aprofundar a discussão técnica, avaliar a viabilidade jurídica e operacional da proposta e, se necessário, construir um novo fluxo de integração entre ART e SISDEV.

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine a nossa newsletter.

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Revista OvoSite

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data
AviSite
PecSite

Revista OvoSite

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem-1

Cobb-Vantress Brasil celebra três décadas de atuação com olhar em direção ao futuro

O manejo adequado inicia-se pelo planejamento das instalações, que devem priorizar um ambiente confortável e seguro.
A implementação de protocolos de bem-estar animal exige a integração de conceitos éticos, técnicos e econômicos, promovendo condições que favoreçam a saúde, o comportamento natural e o conforto das aves.

imagem-2

Coprodutos de etanol de milho: alternativa sustentável para os animais de produção​

O HPDDG é amplamente utilizado em dietas para animais de produção devido à sua composição rica em nutrientes, com bom perfil de aminoácidos, energia, minerais, vitaminas hidrossolúveis e compostos imunoestimulantes. Pág. 6

imagem-3

Influenza Aviária: preocupação cresce no setor agropecuário

Veja os pontos fundamentais sobre a doença e seus riscos à saúde, além de reforçar medidas de prevenção.  Pág. 32

imagem-4

Inteligência Artificial aumenta a precisão na hora dos ajustes nutricionais na suinocultura

Nas fases de maternidade e creche, é fundamental adotar práticas de manejo que garantam conforto, nutrição adequada, prevenção de doenças e redução do estresse.
Entender e superar os desafios térmicos, nutricionais, sanitários e comportamentais é essencial para uma produção ética, eficiente e alinhada às exigências legais e de mercado.

imagem-5

A importância da nutrição na programação fetal de bovinos

Objetivo é assegurar que o feto se desenvolva de forma saudável. Pág. 49

revista

Tendências para o desenvolvimento de novos revestimentos para ovos

Atualmente, alternativas estão sendo testadas para prolongar a vida útil dos ovos e reduzir o desperdício de alimentos. Página 48.

abpa

Simpósio OvoSite aborda inovações na produção de ovos

O Simpósio OvoSite irá levantar as tendências para a comercialização no mercado interno e nas exportações para o setor. Página 52.

ovo

Ovo: um alimento completo

A proteína é uma das mais versáteis para consumo, porém, é preciso atenção e cuidados especiais para a prevenção da Salmella. Página 57.

Fale agora no WhatsApp