Simpósio Goiano de Avicultura aborda cria e recria de poedeiras nesta sexta, 10

Evento reúne principais especialistas do setor para debater os principais desafios e oportunidades da avicultura de corte e de postura

A avicultura de corte e postura está em foco durante o XV Simpósio Goiano de Avicultura, que acontece até hoje, 10 de junho, em Goiânia. O evento é realizado pela Associação Goiana de Avicultura (AGA) em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e reúne representantes das cadeias produtivas da avicultura de corte e postura comercial, para debater e trazer informações dos temas da atualidade para a área. Uma das palestras será feita pelo médico veterinário assistente técnico da Lohmann do Brasil, Matheus Fraga.

De acordo com Fraga, podemos considerar atualmente que entre os pontos chave na cria e recria de aves poedeiras há três fundamentais. O primeiro deles diz respeito ao alojamento das aves, considerando as que as primeiras 48 horas de vida das aves são determinantes para definir se o lote será ótimo, mediano ou ruim. Neste aspecto, fatores como temperatura, ventilação e acesso à água e ração são fundamentais para garantir o sucesso.

Em segundo, o profissional aponta que é preciso garantir que o lote se desenvolva com peso e uniformidade das aves dentro dos parâmetros determinados pela linhagem. “Estes parâmetros são um guia para ajudar o produtor a desenvolver aves que possam expressar o máximo de seu potencial produtivo”, destaca o médico veterinário, que cita ainda um terceiro ponto importante. Ele enfatiza que é fundamental fazer um rígido controle de fatores ambientais e sanitários na criação das aves. Quanto a isso ele relaciona um bom programa vacinal, o respeito aos limites de densidade de alojamento e a otimização da ambiência dos aviários. “Não podemos esquecer que o potencial produtivo das aves é determinando principalmente pela genética aliada ao ambiente de produção”, reforça.

Esses pontos chave, continua Matheus Fraga, precisam ser constantemente abordados para que o compartilhamento de informações e conhecimento alcance todos os envolvidos na cadeia avícola, que é constituída de um mercado amplo e muito dinâmico e as informações preparam os envolvidos do processo para enfrentar os constantes desafios do setor. Entre os desafios, atualmente estão o alto custo de criação, bem como o controle de fatores ambientais. Por outro lado, o especialista cita que o mercado de avicultura de postura está em expansão e evolução e pode ser considerado uma grande oportunidade de negócio.

“Muitas vezes a cria e recria são vistas como um período de gasto sem retorno, pois as aves ainda não estão produzindo ovos. Mas é justamente neste momento que podemos garantir uma boa produtividade dos lotes, criando as aves com qualidade e da maneira correta, evitando perdas e prejuízos no período de produção. O período de cria e recria precisa ser visto como investimento e inclusive como o mais importante de todo o ciclo de vida das aves de postura”, afirma, ao elogiar a escolha do tema para o Simpósio Goiano de Avicultura.

A palestra de Matheus Fraga – Pontos chaves na cria e recria de poedeiras comerciais – será no dia 10 de junho, a partir das 10h20 da manhã. Nos dois dias de programação do XV Simpósio Goiano de Avicultura serão abordados temas relacionados a mercado, sanidade, ambiência, industrialização e muitos outros para avicultura de corte e postura.

Serviço:
XV Simpósio Goiano de Avicultura
Data: 9 e 10 de junho de 2022
Local: Castros Park Hotel, Goiânia, GO
Endereço: Avenida República do Líbano, 1520, St. Oeste
E-mail: simposiogoiano@outlook.com
Telefone/WhatsApp: (62) 3203. 3665

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Notícias Relacionadas

Revista OvoSite

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

massaio

Entrevista: Dra. Masaio Mizuno Ishizuka

“É preciso repensar as medidas de biosseguridade para atender aos desafios contemporâneos”. Página 18.

agrosys

Sistema de Gestão e Mobilidade à frente da Agroindústria 4.0

A transformação digital através de Sistemas de Gestão tem sido essencial para alavancar todos os negócios relacionados à agroindústria. Página 14.

genetica

Genética e Ovos

A qualidade e as tecnologias empregadas permitiram à avicultura de postura brasileira atingir patamares sem precedentes. Página 33.

OvoSite_AviSite_SuiSite_PecSite_ovo (91)

Casca de ovo é base para fertilizante ecológico mais eficiente que convencionais

Processo de moagem mecanoquímica desenvolvido na UFPR cria produto com liberação controlada de nutrientes evitando desperdícios na lavoura e problemas ambientais relacionados a fertilizantes usados atualmente. Página 36.

frango

Fibras: uma alternativa na modulação intestinal das aves

A saúde intestinal depende da atuação conjunta de funções fisiológicas, microbiológicas e físicas para a manutenção do correto equilíbrio do intestino e é considerada um dos fatores de grande impacto na indústria avícola. Página 44.

revista

Tendências para o desenvolvimento de novos revestimentos para ovos

Atualmente, alternativas estão sendo testadas para prolongar a vida útil dos ovos e reduzir o desperdício de alimentos. Página 48.

abpa

Simpósio OvoSite aborda inovações na produção de ovos

O Simpósio OvoSite irá levantar as tendências para a comercialização no mercado interno e nas exportações para o setor. Página 52.

ovo

Ovo: um alimento completo

A proteína é uma das mais versáteis para consumo, porém, é preciso atenção e cuidados especiais para a prevenção da Salmella. Página 57.

Open chat
Fale agora no WhatsApp