Simpósio Goiano de Avicultura aborda cria e recria de poedeiras nesta sexta, 10

Evento reúne principais especialistas do setor para debater os principais desafios e oportunidades da avicultura de corte e de postura

A avicultura de corte e postura está em foco durante o XV Simpósio Goiano de Avicultura, que acontece até hoje, 10 de junho, em Goiânia. O evento é realizado pela Associação Goiana de Avicultura (AGA) em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e reúne representantes das cadeias produtivas da avicultura de corte e postura comercial, para debater e trazer informações dos temas da atualidade para a área. Uma das palestras será feita pelo médico veterinário assistente técnico da Lohmann do Brasil, Matheus Fraga.

De acordo com Fraga, podemos considerar atualmente que entre os pontos chave na cria e recria de aves poedeiras há três fundamentais. O primeiro deles diz respeito ao alojamento das aves, considerando as que as primeiras 48 horas de vida das aves são determinantes para definir se o lote será ótimo, mediano ou ruim. Neste aspecto, fatores como temperatura, ventilação e acesso à água e ração são fundamentais para garantir o sucesso.

Em segundo, o profissional aponta que é preciso garantir que o lote se desenvolva com peso e uniformidade das aves dentro dos parâmetros determinados pela linhagem. “Estes parâmetros são um guia para ajudar o produtor a desenvolver aves que possam expressar o máximo de seu potencial produtivo”, destaca o médico veterinário, que cita ainda um terceiro ponto importante. Ele enfatiza que é fundamental fazer um rígido controle de fatores ambientais e sanitários na criação das aves. Quanto a isso ele relaciona um bom programa vacinal, o respeito aos limites de densidade de alojamento e a otimização da ambiência dos aviários. “Não podemos esquecer que o potencial produtivo das aves é determinando principalmente pela genética aliada ao ambiente de produção”, reforça.

Esses pontos chave, continua Matheus Fraga, precisam ser constantemente abordados para que o compartilhamento de informações e conhecimento alcance todos os envolvidos na cadeia avícola, que é constituída de um mercado amplo e muito dinâmico e as informações preparam os envolvidos do processo para enfrentar os constantes desafios do setor. Entre os desafios, atualmente estão o alto custo de criação, bem como o controle de fatores ambientais. Por outro lado, o especialista cita que o mercado de avicultura de postura está em expansão e evolução e pode ser considerado uma grande oportunidade de negócio.

“Muitas vezes a cria e recria são vistas como um período de gasto sem retorno, pois as aves ainda não estão produzindo ovos. Mas é justamente neste momento que podemos garantir uma boa produtividade dos lotes, criando as aves com qualidade e da maneira correta, evitando perdas e prejuízos no período de produção. O período de cria e recria precisa ser visto como investimento e inclusive como o mais importante de todo o ciclo de vida das aves de postura”, afirma, ao elogiar a escolha do tema para o Simpósio Goiano de Avicultura.

A palestra de Matheus Fraga – Pontos chaves na cria e recria de poedeiras comerciais – será no dia 10 de junho, a partir das 10h20 da manhã. Nos dois dias de programação do XV Simpósio Goiano de Avicultura serão abordados temas relacionados a mercado, sanidade, ambiência, industrialização e muitos outros para avicultura de corte e postura.

Serviço:
XV Simpósio Goiano de Avicultura
Data: 9 e 10 de junho de 2022
Local: Castros Park Hotel, Goiânia, GO
Endereço: Avenida República do Líbano, 1520, St. Oeste
E-mail: [email protected]
Telefone/WhatsApp: (62) 3203. 3665

Notícias Relacionadas

Revista OvoSite

Informativo diário | cadastre-se agora e receba diariamente a principais notícias do mercado gratuitamente

Canal Mundo Agro

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem_01

Ondas de calor: os benefícios do uso do spray de poliuretano na avicultura

Uma maneira eficaz de prevenir as perdas causadas pelas ondas de calor é a aplicação de spray de poliuretano para isolamento térmico nos galpões avícolas. Página 14.

imagem_02

Uso de hidroxi-selenometionina melhora a produtividade e qualidade dos ovos de poedeiras criadas em condições de estresse por calor

Experimento realizado no setor de Avicultura do Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias, na UFPB, indica que a suplementação adequada de selênio na forma de OH-SeMet beneficia os produtores de ovos. Página 16.

imagem_03

Atualização dos níveis de aminoácidos para poedeiras comerciais

A nutrição focada em atendimento dos aminoácidos digestíveis já é um assunto bastante estudado e há muitos anos utilizado na nutrição avícola. Página 20.

imagem_04

O Ovo como um aliado para a Saúde Cardiovascular: Evidências a partir de uma Análise Global?

O ovo, um alimento amplamente apreciado por sua praticidade, sabor e versatilidade, apresenta uma rica combinação de vitaminas e minerais essenciais. Página 28.

imagem_05

Impactos da ocorrência de Bronquite, Laringotraqueíte e Influenza Aviária na produção avícola brasileira

As infecções virais impactam as condições fisiológicas das aves, podendo provocar mortalidade e/ou morbidade. Página 30.

Fale agora no WhatsApp