Está tudo pronto para o 15º Simpósio Goiano de Avicultura, que acontece dias 09 e 10 de junho, no Castro’s Park Hotel, em Goiânia. O evento se tornou um dos mais tradicionais do setor por envolver os grandes temas da atualidade e principais profissionais do setor. Nesta edição não será diferente e na abertura contará com um painel sobre Competitividade na Avicultura com a participação de Ricardo Santin (ABPA), Hugo Garrote (SSA), Ricardo Faria (Granja Faria) e Adolfo Fontes (DSM).
O gerente de Inteligência de Negócios da DSM, Adolfo Fontes, lembra da importância de se discutir o tema em um evento da relevância do Simpósio Goiano. “O Brasil é reconhecido internacionalmente pela sua avicultura. Nós somos líderes no mercado internacional, pois produzimos com qualidade e alta produtividade, o que nos torna extremamente competitivos. Para mantermos essa posição, precisamos continuar atentos às tendências e inovações na área técnica”, expõe.
Porém, ele explica que, além de nutrição e saúde animal, por exemplo, é preciso entender cada vez mais as tendências do consumidor: “De que forma o consumidor se comporta em cada região e de que maneira o comportamento é impactado em cada situação econômica. Desta forma, estaremos mais preparados para nos adaptar e manter a liderança no mercado internacional”, justifica o especialista.
No atual cenário, menciona Fontes, um dos principais desafios do produtor é o aumento dos custos de produção, que segundo ele atingiu toda a cadeia global de alimentos e ainda deve continuar impactando o setor no curto prazo. Ele menciona, ainda, que há uma atualização das expectativas de crescimento da economia global baixo do esperado no início do ano, como reflexo do conflito na Ucrânia e também das restrições causadas pela Covid-19 na China.
Devido a esse quadro, a avicultura brasileira precisa ficar atenta às oportunidades que existem no mercado internacional, bem como no mercado interno. Para ele, o Brasil deve sair fortalecido da atual crise mundial porque os outros importantes produtores também estão enfrentando atualmente desafios relacionados à gripe aviária, além do impacto do aumento dos preços globais dos grãos. “Com isso, o Brasil poderá se destacar como grande exportador e fornecer ainda mais carne de frango para países que estão com desafios sanitários ou que importavam dessas regiões”, analisa.
Estas questões e várias outras do contexto da competitividade da avicultura brasileira serão abordadas no painel que acontecerá no dia 09 de junho, logo após a abertura do Simpósio Goiano de Avicultura. Nos dois dias de programação serão abordados temas relacionados a mercado, sanidade, ambiência, industrialização e muitos outros para avicultura de corte e postura.
O XV Simpósio Goiano de Avicultura é realizado pela Associação Goiana de Avicultura (AGA) em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e reúne representantes das cadeias produtivas da avicultura de corte e postura comercial.
Serviço:
XV Simpósio Goiano de Avicultura
Data: 9 e 10 de junho de 2022
Local: Castros Park Hotel, Goiânia, GO
Endereço: Avenida República do Líbano, 1520, St. Oeste
E-mail: [email protected]
Telefone/WhatsApp: (62) 3203. 3665