Soja brasileira safra 2021/22 está 46,0% comercializada

Vendas do milho de verão do mesmo ano comercial alcançam 20,4%

Levantamento realizado pela Consultoria DATAGRO mostra que a comercialização da safra 2021/22 da soja brasileira avançou razoavelmente em fevereiro, alcançando 46,0% da produção esperada até o dia 4 de março. Está abaixo dos 62,6% do fluxo recorde da safra 2020/21 e também da média de 50,4% dos últimos 5 anos.

Os negócios andaram melhor do que em janeiro. Houve incremento de 6,9 pontos percentuais, bem acima do mês anterior, quando registrou avanço de 1,1 p.p., ficando em linha com o padrão normal de avanço para o período – 7,3%. “O movimento foi favorecido pela nova alta generalizada dos preços no último mês”, ressalta Flávio Roberto de França Junior, coordenador de Grãos da DATAGRO.

Considerando a previsão atual de produção da safra 2022, revisada para 127,87 milhões de toneladas, os sojicultores brasileiros negociaram, até a data analisada, 58,76 mi de t. Em igual período do ano passado, esse volume de produção negociado estava muito maior tanto em termos relativos quanto em termos absolutos, chegando a 86,27 mi de t.

Safra 2022/23
De acordo com a DATAGRO, 4,9% da produção estimada da oleaginosa safra 2022/23 está comprometida comercialmente, avanço de 1,1 p.p. na comparação com a análise anterior. Esse fluxo está aquém dos 5,2% da média dos últimos 5 anos e bem abaixo dos 11,0% do recorde ocorrido em igual momento de 2021.

“Essa postura conservadora tem muito a ver com a insegurança dos produtores sobre o nível tecnológico que será possível adotar nesta próxima safra por conta das restrições no mercado de fertilizantes devido ao conflito entre Rússia e Ucrânia”, analisa França Junior.

Milho
As vendas do milho da safra de verão 2021/22 no Centro-Sul do Brasil chegaram a 20,4% da produção esperada, contra 12,7% no levantamento anterior e 32,5% em igual momento do ano passado, abaixo dos 23,7% da média de cinco anos.

Até o dia 4 de março, 33,1% da safra de inverno de 2022 do Centro-Sul estava compromissada pelos produtores, ante 28,5% no mês passado, 44,5% em 2021 e 31,7% na média dos últimos 5 anos.

Notícias Relacionadas

Revista OvoSite

Informativo diário | cadastre-se agora e receba diariamente a principais notícias do mercado gratuitamente

Canal Mundo Agro

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem_01

Ondas de calor: os benefícios do uso do spray de poliuretano na avicultura

Uma maneira eficaz de prevenir as perdas causadas pelas ondas de calor é a aplicação de spray de poliuretano para isolamento térmico nos galpões avícolas. Página 14.

imagem_02

Uso de hidroxi-selenometionina melhora a produtividade e qualidade dos ovos de poedeiras criadas em condições de estresse por calor

Experimento realizado no setor de Avicultura do Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias, na UFPB, indica que a suplementação adequada de selênio na forma de OH-SeMet beneficia os produtores de ovos. Página 16.

imagem_03

Atualização dos níveis de aminoácidos para poedeiras comerciais

A nutrição focada em atendimento dos aminoácidos digestíveis já é um assunto bastante estudado e há muitos anos utilizado na nutrição avícola. Página 20.

imagem_04

O Ovo como um aliado para a Saúde Cardiovascular: Evidências a partir de uma Análise Global?

O ovo, um alimento amplamente apreciado por sua praticidade, sabor e versatilidade, apresenta uma rica combinação de vitaminas e minerais essenciais. Página 28.

imagem_05

Impactos da ocorrência de Bronquite, Laringotraqueíte e Influenza Aviária na produção avícola brasileira

As infecções virais impactam as condições fisiológicas das aves, podendo provocar mortalidade e/ou morbidade. Página 30.

Fale agora no WhatsApp