Alguns supermercados britânicos começaram a racionar a compra de ovos pelos clientes, depois de alguns fornecimentos terem sido interrompidos devido ao surto de gripe aviária que está afetando a Grã-Bretanha.
De acordo com a Reuters, uma escalada do número de casos está impactando o fornecimento de ovos e aumentando o receio de escassez de perus e frangos na mesa de Natal. Desta forma, a Asda, uma cadeia de supermercados britânica, começou a limitar a venda de ovos a duas caixas por cliente.
Andrew Opie, diretor de alimentos e sustentabilidade do British Retail Consortium – associação comercial para empresas do Reino Unido – garantiu que, “embora a gripe aviária tenha interrompido o fornecimento de algumas variedades de ovos, os varejistas estão trabalhando arduamente para minimizar o impacto nos clientes”.
“Algumas lojas introduziram limites temporários no número de caixas que os clientes podem comprar para garantir a disponibilidade para todos”, confirmou.
Na semana passada, a responsável veterinária do Reino Unido, Christine Middlemiss, havia minimizado a ameaça do surto de gripe aviária nos produtos avícolas para o período de Natal.