Tocantins decreta emergência zoossanitária após casos de gripe aviária registrados no Brasil

O Brasil contabiliza 67 casos de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP). O Tocantins não registrou nenhum caso confirmado da doença.

O governo do Tocantins decretou estado de emergência zoossanitária em todo o território, por um prazo de 180 dias, após casos de gripe aviária (H5N1) serem registrados no Brasil. O Tocantins não tem caso da doença confirmado, no entanto, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) orientou que os estados declarem emergência, reforcem as ações de contenção e impeçam o avanço da doença.

Até a noite de sexta-feira (21), o país já identificou 67 focos de gripe aviária em sete estados. Dois focos são em criação de subsistência (para consumo próprio) e 65 em aves silvestres.

O decreto do estado, publicado no Diário Oficial desta sexta, diz que incumbe aos dirigentes máximos da Secretaria da Agricultura e Pecuária e da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) adotar as providências.

Representantes de diversos órgãos participaram de uma reunião em Palmas para tratar de ações preventivas. As reuniões ocorrem a cada quinze dias e visam a avaliação das atividades realizadas e a criação de diretrizes para novas ações.

A orientação é que se algum morador observe aves doentes ou mortas, sendo elas domésticas ou silvestres, não toque no animal, mantenha distância mínima de 2 metros e informe imediatamente a Adapec pelo Disque-Defesa, através do 0800 063 1122, se preferir pelo site da Adapec ou pelo e-mail [email protected].

Em caso de pessoas expostas a aves suspeitas ou confirmadas para a Influenza Aviária, é preciso informar imediatamente a Secretaria de Saúde e ligar para o CIEVS pelo telefone 0800 642 7300.

Estado de emergência em todo o país

Segundo o Ministério da Agricultura, para que o enfrentamento à gripe aviária seja efetivado, é necessário que os estados decretem estado de emergência para reforçar o alerta nas localidades onde não há qualquer registro de foco da doença. A ocorrência de um caso em ave comercial afetaria todo o país, aponta o órgão.

O Brasil é líder nas exportações de carne de frango, respondendo por 35% do mercado global. É também um dos únicos países que ainda se mantém com o status de livre da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (Gripe Aviária) em aves comerciais, que chegam até a mesa do consumidor, conforme protocolo da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

O que muda no estado de emergência zoossanitária

Ao declarar emergência zoossanitária, o governo consegue agilizar processos para combater a doença. Exemplos: contratar funcionário por tempo determinado, reduzir a burocracia para comprar equipamentos ou deslocar servidores de um estado para o outro, explica o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin.

Isso porque possibilita a mobilização de verbas da União e a articulação com outros ministérios e organizações governamentais nas três instâncias: federal, estadual e municipal, bem como não governamentais.

O pedido para que os estados façam a mesma coisa ocorre porque a medida é requisito para que eles possam acessar e disponibilizar os recursos a serem aplicados nas ações necessárias, como assegurar a força de trabalho, logística, recursos materiais e tecnológicos para a contenção da gripe aviária, informa nota.

Notícias Relacionadas

Revista OvoSite

Informativo diário | cadastre-se agora e receba diariamente a principais notícias do mercado gratuitamente

Canal Mundo Agro

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem_01

Ondas de calor: os benefícios do uso do spray de poliuretano na avicultura

Uma maneira eficaz de prevenir as perdas causadas pelas ondas de calor é a aplicação de spray de poliuretano para isolamento térmico nos galpões avícolas. Página 14.

imagem_02

Uso de hidroxi-selenometionina melhora a produtividade e qualidade dos ovos de poedeiras criadas em condições de estresse por calor

Experimento realizado no setor de Avicultura do Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias, na UFPB, indica que a suplementação adequada de selênio na forma de OH-SeMet beneficia os produtores de ovos. Página 16.

imagem_03

Atualização dos níveis de aminoácidos para poedeiras comerciais

A nutrição focada em atendimento dos aminoácidos digestíveis já é um assunto bastante estudado e há muitos anos utilizado na nutrição avícola. Página 20.

imagem_04

O Ovo como um aliado para a Saúde Cardiovascular: Evidências a partir de uma Análise Global?

O ovo, um alimento amplamente apreciado por sua praticidade, sabor e versatilidade, apresenta uma rica combinação de vitaminas e minerais essenciais. Página 28.

imagem_05

Impactos da ocorrência de Bronquite, Laringotraqueíte e Influenza Aviária na produção avícola brasileira

As infecções virais impactam as condições fisiológicas das aves, podendo provocar mortalidade e/ou morbidade. Página 30.

Fale agora no WhatsApp