União Europeia se prepara para iniciar vacinação contra Influenza Aviária

– No ano passado, a Europa assistiu ao pior surto de gripe aviária já registrado. O último relatório da Agência Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) mostra que, entre outubro de 2021 e setembro de 2022, o número de casos foi extraordinariamente alto e 50 milhões de aves foram abatidas nas áreas afetadas até agora.

Por isso, a Comissão Europeia anunciou novas regras em torno da vacinação, na esperança de controlar e prevenir a propagação da doença.

A gripe aviária é uma doença viral altamente contagiosa que afeta principalmente aves domésticas e aves aquáticas selvagens. Existem duas cepas: HPAI e LPAI. As novas regras da Comissão significariam uma estrutura comum para os países da UE, de modo que os programas de vacinação fossem coordenados.

A Comissão diz que combater os surtos de gripe é uma prioridade. De acordo com uma declaração divulgada recentemente sobre o assunto, a Comissão diz: “Esses surtos estão causando enormes danos a esse setor agrícola e prejudicando o comércio”.

Ele também observa que as políticas coordenadas da UE sobre a vacinação contra a gripe aviária permitiriam “movimentos seguros de animais e produtos de estabelecimentos e zonas onde a vacinação ocorreu”.

Em entrevista, um representante da AVEC, que representa a indústria avícola europeia, disse que nos últimos anos ficou mais difícil controlar a cepa de gripe aviária HPAI e que a vacinação, juntamente com outras estratégias, será necessária para controlar futuros surtos .

Por exemplo, deve-se implementar a supervisão da eficácia das estratégias de vacinação usando programas de vigilância. No entanto, estes podem ser caros, por isso é importante que os custos não sejam colocados apenas nos produtores de aves, pois isso pode se tornar uma séria barreira comercial.

Roxane Feller, da AnimalhealthEurope, acrescentou: “A indústria de saúde animal está pronta para contribuir com campanhas de vacinação se e quando houver necessidade, desde que autoridades e governos forneçam orientações claras com cronogramas compatíveis com o desenvolvimento e a fabricação de vacinas”.

Notícias Relacionadas

Revista OvoSite

Informativo diário | cadastre-se agora e receba diariamente a principais notícias do mercado gratuitamente

Canal Mundo Agro

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem_01

Ondas de calor: os benefícios do uso do spray de poliuretano na avicultura

Uma maneira eficaz de prevenir as perdas causadas pelas ondas de calor é a aplicação de spray de poliuretano para isolamento térmico nos galpões avícolas. Página 14.

imagem_02

Uso de hidroxi-selenometionina melhora a produtividade e qualidade dos ovos de poedeiras criadas em condições de estresse por calor

Experimento realizado no setor de Avicultura do Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias, na UFPB, indica que a suplementação adequada de selênio na forma de OH-SeMet beneficia os produtores de ovos. Página 16.

imagem_03

Atualização dos níveis de aminoácidos para poedeiras comerciais

A nutrição focada em atendimento dos aminoácidos digestíveis já é um assunto bastante estudado e há muitos anos utilizado na nutrição avícola. Página 20.

imagem_04

O Ovo como um aliado para a Saúde Cardiovascular: Evidências a partir de uma Análise Global?

O ovo, um alimento amplamente apreciado por sua praticidade, sabor e versatilidade, apresenta uma rica combinação de vitaminas e minerais essenciais. Página 28.

imagem_05

Impactos da ocorrência de Bronquite, Laringotraqueíte e Influenza Aviária na produção avícola brasileira

As infecções virais impactam as condições fisiológicas das aves, podendo provocar mortalidade e/ou morbidade. Página 30.

Fale agora no WhatsApp