Vendas caem no varejo alimentar no primeiro semestre

Segundo dados da Scanntech, mesmo com a desaceleração da inflação dos alimentos, as vendas no supermercados e atacarejos seguem em queda, fechando o período com retração de -1,4% na variação de unidades e alta de 7,3% nos preços.

A inflação dos alimentos vem desacelerando ao longo dos últimos meses, mas o brasileiro ainda não sentiu esse alívio no bolso. No primeiro semestre de 2025, o consumidor adotou uma postura mais cautelosa nas idas aos supermercados e atacarejos, é o que revela o estudo da Scanntech sobre o desempenho do varejo alimentar no período, em comparação com o mesmo período do ano passado. Embora o setor tenha registrado um crescimento de 5,8% no faturamento, as vendas em unidades caíram -1,4%, indicando que o avanço foi impulsionado, sobretudo, pelo aumento de 7,3% nos preços. Além disso, a cesta de Perecíveis é a única que apresentou crescimento em volume (impulsionado por frutas, legumes, verduras e ovos), enquanto Mercearia Básica é a que mais retraiu, já que foi impactada pelo maior aumento de preços.

A análise do comportamento de compra reforça essa percepção: o shopper está, de fato, gastando mais a cada visita às lojas, com alta de 6,2% no ticket médio. No entanto, a quantidade de itens por compra caiu 1%, e o número de visitas também teve leve retração de -0,4%. Esses movimentos se alinham à queda de 0,8 pontos porcentuais no Índice de Confiança do Consumidor da FGV em relação a maio, refletindo a preocupação dos consumidores, em um cenário de crescimento da inadimplência e alta dos juros.

“Além das altas recorrentes nos preços dos alimentos, há outros fatores externos que afetam o poder de compra e impactam diretamente o orçamento destinado às compras do mês. Isso faz com que ele adote estratégias mais racionais em frente à gôndola, como trocar produtos por similares mais baratos ou levar apenas o essencial para aquele momento, evitando ainda mais pressão sobre o bolso. Mesmo com os dados apontando uma desaceleração da inflação, essa mudança ainda não foi percebida de forma significativa pelo consumidor“, comenta Priscila Ariani, Diretora de Marketing da Scanntech.

Essa tendência se confirma na análise mês a mês: com exceção de janeiro e abril, este último impulsionado positivamente pela Páscoa, todos os demais meses do semestre registraram retração no volume de unidades vendidas. Em março e junho, por exemplo, a queda foi mais acentuada, com -4,1% em ambos. Nesses períodos, mesmo com o aumento dos preços, o faturamento cresceu de forma mais modesta, com variações de 1,3% e 3,2%, respectivamente.

 

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine a nossa newsletter.

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Revista OvoSite

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data
AviSite
PecSite

Revista OvoSite

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem-1

Cobb-Vantress Brasil celebra três décadas de atuação com olhar em direção ao futuro

O manejo adequado inicia-se pelo planejamento das instalações, que devem priorizar um ambiente confortável e seguro.
A implementação de protocolos de bem-estar animal exige a integração de conceitos éticos, técnicos e econômicos, promovendo condições que favoreçam a saúde, o comportamento natural e o conforto das aves.

imagem-2

Coprodutos de etanol de milho: alternativa sustentável para os animais de produção​

O HPDDG é amplamente utilizado em dietas para animais de produção devido à sua composição rica em nutrientes, com bom perfil de aminoácidos, energia, minerais, vitaminas hidrossolúveis e compostos imunoestimulantes. Pág. 6

imagem-3

Influenza Aviária: preocupação cresce no setor agropecuário

Veja os pontos fundamentais sobre a doença e seus riscos à saúde, além de reforçar medidas de prevenção.  Pág. 32

imagem-4

Inteligência Artificial aumenta a precisão na hora dos ajustes nutricionais na suinocultura

Nas fases de maternidade e creche, é fundamental adotar práticas de manejo que garantam conforto, nutrição adequada, prevenção de doenças e redução do estresse.
Entender e superar os desafios térmicos, nutricionais, sanitários e comportamentais é essencial para uma produção ética, eficiente e alinhada às exigências legais e de mercado.

imagem-5

A importância da nutrição na programação fetal de bovinos

Objetivo é assegurar que o feto se desenvolva de forma saudável. Pág. 49

revista

Tendências para o desenvolvimento de novos revestimentos para ovos

Atualmente, alternativas estão sendo testadas para prolongar a vida útil dos ovos e reduzir o desperdício de alimentos. Página 48.

abpa

Simpósio OvoSite aborda inovações na produção de ovos

O Simpósio OvoSite irá levantar as tendências para a comercialização no mercado interno e nas exportações para o setor. Página 52.

ovo

Ovo: um alimento completo

A proteína é uma das mais versáteis para consumo, porém, é preciso atenção e cuidados especiais para a prevenção da Salmella. Página 57.

Fale agora no WhatsApp