Dados colhidos pelo Ovosite no mercado confirmam que no decorrer do ano passado houve perdas expressivas absorvidas pelos produtores de ovos na comparação entre o valor recebido na comercialização do seu produto e o valor dispendido na produção.
Tendo como parâmetro o preço de aquisição da saca mensal de milho, o Ovosite já apontava mensalmente que os prejuízos eram grandes e se acumularam no decorrer do ano passado. Agora, através de dados mensais do custo de produção de ovos colhidos através de empresa especializada, temos a confirmação dessas perdas.
O comparativo aponta que o preço de comercialização se manteve oneroso durante todo o ano, se aproximando do custo apenas em fevereiro quando o valor de venda foi apenas 2,7% inferior e tendo as maiores perdas em janeiro e dezembro quando ficou, respectivamente, 31,1% e 24,5% abaixo.
O valor médio anual de ambos aponta que enquanto em 2020 o produtor comercializou a caixa de ovos 2,4% acima do custo de produção, no decorrer do ano passado absorveu queda de 12,3%. E isso acabou incapacitando os avicultores na plena reposição do plantel produtivo.