Com queda nos casos de Influenza, França flexibiliza restrições à avicultura

A França deve permitir que aviários em áreas do sudoeste do país afetadas por uma cepa de alta patogenicidade da gripe aviária retomem a produção após uma queda acentuada de novos casos da doença, informou o Ministério da Agricultura francês.

A França está entre os países europeus que viram o vírus da gripe aviária H5N8 se espalhar no último inverno de aves selvagens para aves domésticas.

As autoridades realizaram o abate em massa de plantéis para conter a doença, com a França abatendo cerca de 3 milhões de aves, a maioria anatídeos.

O número de novos surtos da doença na França caiu para cinco na primeira semana de março, em comparação com quase 130 na primeira semana de janeiro, enquanto na região mais afetada das Landes nenhum novo caso foi registrado no última mês, observou o Ministério em comunicado divulgado na última sexta-feira (19).

“Isso significa que as medidas drásticas implantadas para limitar a propagação do vírus… mostraram-se eficientes”, ressalta o documento.

As granjas nas zonas do sudoeste francês, anteriormente sujeitas ao abate em massa, poderão retomar a criação de certos tipos de aves, incluindo galinhas. Mas os rebanhos devem permanecer confinados em ambientes fechados.

A proibição da criação de patos e gansos nessas áreas continua até que a epidemia de H5N8 esteja completamente controlada, dada a vulnerabilidade particular desses animais ao vírus, acrescentou o Ministério.

O risco de gripe aviária permanece alto não só na França mas em toda a Europa, disse o Ministério, observando dois casos esta semana no nordeste francês e 39 casos entre aves selvagens na Europa no fim de semana passado.

Embora muitas vezes mortais para as aves, esses vírus raramente são transmitidos aos humanos e não são conhecidos por representar um risco para o consumo de produtos avícolas.

No entanto, um primeiro caso de gripe aviária A (H5N8) transmitido a humanos – trabalhadores de uma avicultura russa – levantou a preocupação de que o vírus pudesse sofrer mutação.

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine a nossa newsletter.

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Revista OvoSite

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data
AviSite
PecSite

Revista OvoSite

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

mundo01

Giordano Global: uma nova era de inovação e crescimento

A transformação da Gi-Ovo em Giordano Global não apenas redefine a identidade corporativa, mas também promete uma resposta global para as demandas crescentes do setor avícola. Página 10.

mundo02

Ponte para o futuro

Simpósio Brasil Sul de Avicultura e 15ª Poultry Fair debatem os avanços essenciais para a avicultura brasileira. Página 12.

mundo03

Abate de bovinos e suínos cresce enquanto o de frangos cai no 4º trimestre de 2023

Levantamentos da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) mostram que as exportações brasileiras de genética avícola alcançaram em novembro 2,321 mil toneladas. Página 17.

mundo04

O legado de Munir Aboissa

Descubra como Munir Aboissa transformou sua paixão e visão em uma das empresas líderes no mercado de commodities agrícolas da América Latina. Página 16.

mundo05

A importância do uso do NIRS na produção animal

Uma maneira de avaliar as amostras de matérias-primas com rapidez e eficiência é através do uso do NIRS (Near Infrared Spectroscopy). Página 20.

revista

Tendências para o desenvolvimento de novos revestimentos para ovos

Atualmente, alternativas estão sendo testadas para prolongar a vida útil dos ovos e reduzir o desperdício de alimentos. Página 48.

abpa

Simpósio OvoSite aborda inovações na produção de ovos

O Simpósio OvoSite irá levantar as tendências para a comercialização no mercado interno e nas exportações para o setor. Página 52.

ovo

Ovo: um alimento completo

A proteína é uma das mais versáteis para consumo, porém, é preciso atenção e cuidados especiais para a prevenção da Salmella. Página 57.

Fale agora no WhatsApp