FACTA solicita credenciamento de laboratórios para ampliação de diagnóstico para Influenza Aviária

Solicitação contempla a ampliação e melhoria de laboratórios localizados em grandes centros produtores de ovos e frangos, como Bastos e Descalvado

O Diretor-Presidente da Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia Avícolas (FACTA), Ariel Mendes, participou nesta segunda-feira (27) de uma audiência com o Secretário de Agricultura do Estado de São Paulo, Antonio Julio Junqueira de Queiroz, para solicitar o credenciamento do Laboratório Regional de Pesquisa em Sanidade Avícola de Bastos (SP) para Influenza Aviária e a ampliação do Centro Avançado de Pesquisa e Desenvolvimento em Sanidade Avícola de Descalvado (SP) , que já está credenciado pelo Ministério da Agricultura para a realização de exames para Influenza Aviária. Esta solicitação foi feita com o apoio da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e da Associação Paulista de Avicultura (APA).

Da esq. para dir. Luis Bianco, Antonio Julio Junqueira de Queiroz, Ariel Mendes e Marcos Renato Böttcher

Participaram do encontro, Luis Bianco, Coordenador da Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, Antonio Julio Junqueira de Queiroz, Secretário de Agricultura do Estado de São Paulo, Ariel Mendes, Diretor Presidente da FACTA e Marcos Renato Böttcher, Secretário Executivo da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo.

Ariel Mendes explica que o objetivo junto ao Governo do Estado de São Paulo é ampliar a capacidade de diagnóstico do Brasil. “Um dos ‘gargalos’ enfrentados ainda pela avicultura é a realização de diagnósticos, embora alguns Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária do MAPA estejam credenciados e também o Instituto Biológico de Descalvado, o Centro de Diagnóstico Marcos Enrietti de Curitiba e o Centro de Diagnósticos de Sanidade Animal (Cedisa) de Santa Catarina, justifiquei como se trata em Bastos, de um laboratório oficial, é mais fácil de conseguirmos este credenciamento. Ele já possui a ISO 17025 junto ao IMETRO e já está credenciado para exames e testes para outras enfermidades, solicitamos, então, uma extensão para os cuidados com a Influenza Aviária”, explicou Mendes.

Ariel Mendes detalha que o Laboratório de Descalvado já está credenciado. “Todo o exame de rotina para exportação de material genético, que tem que ir com atestado negativo de IA já é feito. O objetivo de solicitar a ampliação é para criar mais uma linha no laboratório para que caso ocorra IA no Brasil, o material genético, um material ‘limpo’, não se misturaria com o material contaminado com eventuais focos de IA”, afirma.

Notícias Relacionadas

Revista OvoSite

Informativo diário | cadastre-se agora e receba diariamente a principais notícias do mercado gratuitamente

Canal Mundo Agro

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem_01

Ondas de calor: os benefícios do uso do spray de poliuretano na avicultura

Uma maneira eficaz de prevenir as perdas causadas pelas ondas de calor é a aplicação de spray de poliuretano para isolamento térmico nos galpões avícolas. Página 14.

imagem_02

Uso de hidroxi-selenometionina melhora a produtividade e qualidade dos ovos de poedeiras criadas em condições de estresse por calor

Experimento realizado no setor de Avicultura do Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias, na UFPB, indica que a suplementação adequada de selênio na forma de OH-SeMet beneficia os produtores de ovos. Página 16.

imagem_03

Atualização dos níveis de aminoácidos para poedeiras comerciais

A nutrição focada em atendimento dos aminoácidos digestíveis já é um assunto bastante estudado e há muitos anos utilizado na nutrição avícola. Página 20.

imagem_04

O Ovo como um aliado para a Saúde Cardiovascular: Evidências a partir de uma Análise Global?

O ovo, um alimento amplamente apreciado por sua praticidade, sabor e versatilidade, apresenta uma rica combinação de vitaminas e minerais essenciais. Página 28.

imagem_05

Impactos da ocorrência de Bronquite, Laringotraqueíte e Influenza Aviária na produção avícola brasileira

As infecções virais impactam as condições fisiológicas das aves, podendo provocar mortalidade e/ou morbidade. Página 30.

Fale agora no WhatsApp