O mês de agosto é de comemorações para a avicultura gaúcha e brasileira. Para celebrar a ocasião, a Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) promoveu o XIV Fórum Virtual Asgav & Sipargs _edição especial ao mês da avicultura. No evento on-line, dirigentes explicaram as atividades comemorativas, os desafios do setor e a importância para o Brasil e para o mundo. Além disso, representantes políticos e institucionais participaram da reunião.
O presidente executivo da Asgav, José Eduardo dos Santos, destacou as datas que homenageiam o setor, sendo a data estadual da carne de frango e do ovo no dia 13 (2ª sexta-feira do mês de Agosto), 56 anos da Asgav no dia 21 e dia nacional do avicultor, no dia 28. Santos lembrou que a avicultura foi “a âncora do Plano Real, sistema que mudou a economia, evoluiu e aumentou a produção, levando para os brasileiros proteína animal”.
O presidente do Conselho Diretivo da Asgav, Nestor Freiberger, ressaltou a geração de postos de trabalho e a produção em larga escala de carne de frango, de ovos e de produtos elaborados. Além disso, assinalou o compromisso da área com a biosseguridade e com o status sanitário, condição que ele considera como o “maior patrimônio”. As práticas de sustentabilidade social e econômica seguem na mira do setor, que continua otimizando e modernizando as práticas do setor.
O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, enfatizou que o Brasil é o primeiro exportador do mundo, seguido dos Estados Unidos e União Europeia, e o terceiro maior produtor mundial. “ Em 20 anos, o setor somou US$ 113 bilhões em receita, uma conquista que evidencia a potência da avicultura brasileira”, mencionou.
Pronunciamentos
Muitas manifestações favoráveis ao setor foram feitas por lideranças que participaram do evento. A superintendente no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Helena Pan Rugeri, parabenizou a categoria e disse que está à disposição da avicultura.
O senador Luis Carlos Heinze mencionou que a organização setorial é fundamental para o segmento obter ganhos e antecipou novas possibilidades de adquirir milho cultivado em áreas do Uruguai para o Estado, que é importador do grão.
“Podemos incorporar mais de 1 milhão de hectares que hoje são usados com campo, arroz e pecuária extensiva e que podem ser plantados com milho, soja e florestas a partir da Hidrovia Lagoa Mirim e Lagoa dos Patos, ideia que está em fase de desenvolvimento”, reiterou. Na ocasião disse que deve ser inaugurado um porto em Arroio do Sal, com recursos privados.
A secretária da Agricultura do RS, Silvana Covatti, ressaltou a importância da cadeia para o Estado. O presidente do Conselho Consultivo da ABPA, Francisco Turra, enfatizou o valor de uma entidade para angariar vitórias para a avicultura. O deputado estadual Ernani Polo reforçou o valor do trabalho de uma entidade da defesa dos interesses do setor.
O deputado federal Jerônimo Goergen demonstrou apoio ao projeto do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa) em nível nacional. O presidente do Fundesa, Rogério Kerber, que também representou o Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos no Estado do Rio Grande do Sul (Sips), parabenizou, em nome da indústria de suínos, a avicultura, que ele denominou como atividades “coirmãs”.
O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, gravou um vídeo em reconhecimento ao trabalho de todos.
Um dos ex-presidentes da Asgav, Aristides Vogt, cumprimentou os dirigentes das entidades gaúcha e nacional pela gestão. O deputado estadual, Elton Weber, reiterou o seu apoio ao setor. O presidente da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS) Paulo Pires, parabenizou a categoria em nome do cooperativismo gaúcho.
José Eduardo dos Santos encerrou o evento agradecendo a participação de todos e reassumiu novamente o seu compromisso em zelar e contribuir para o avanço do setor e da entidade.
Configura no link abaixo alguns depoimentos recebidos pela ASGAV, alusivos ao mês da Avicultura.
https://asgav.com.br/_arquivos/Depoimentos_Aniversario_ASGAV_56_anos.pdf