Com nova unidade, empresa espera elevar base de clientes.
Depois de investir mais de R$ 2 bilhões no Brasil desde 2017 e encerrar 2020 com faturamento de R$ 1,2 bilhão no país, a multinacional MSD, braço de saúde animal da farmacêutica americana Merck, se prepara para colher por aqui os frutos do aumento de sua aposta global na área de inteligência de dados.
“Já vínhamos em um processo de transformação digital, mas não era suficiente. Com a nova unidade de negócios concentrada em visão estratégica e inteligência de dados, queremos não apenas ter foco no cliente, mas também ser o foco do cliente”, afirma Delair Bolis, que comanda a MSD no Brasil. No país, a sede da divisão ficará na fábrica da empresa em Joinville (SC).
Essa nova unidade global, explica o executivo, foi criada depois de investimentos de US$ 4 bilhões na compra de empresas de soluções tecnológicas relacionadas às áreas de atuação da MSD, tais como Allflex Livestock Intelligence, Sure Petcare, Biomark, Vaki, IdentiGEN e Quantified. A múlti informa que já vinha investindo 20% de seu faturamento anual, que no total supera US$ 4 bilhões, em inovação.
Com as novas tecnologias, afirma Bolis, a companhia agregou ferramentas de identificação, monitoramento e rastreabilidade de animais, de onde eles são criados e do ambiente em geral. “Na pecuária bovina, por exemplo, conseguimos contar [em tempo real] com informações sobre consumo de ração e de água, temperatura e o número de passos de cada animal. Contamos até com leitores de expressões”.
Com essas e outras informações na mão, diz o executivo, é possível programar melhor o uso de medicamentos como antibióticos e vacinas. Boa parte das aquisições realizadas pela MSD na área de tecnologia foi de empresas que inicialmente eram parceiras. E outras parcerias nessa frente continuam em vigor.
Forte no segmento de bovinos, sobretudo depois da aquisição da Vallée – da qual Bolis era presidente -, a MSD, com a nova aposta, agora espera alcançar um faturamento de R$ 1,6 bilhão no Brasil até 2023. No mercado de saúde animal, apenas a americana Zoetis também fatura mais de R$ 1 bilhão por ano no país.
Esse plano leva em consideração, ainda, o lançamento de novos produtos e um avanço das vendas para animais de companhia, apesar das incertezas geradas pela pandemia. E, nas áreas de aves, suínos e peixes, em que a MSD também atua, considera os desafios impostos pelo forte aumento de custos provocado pela disparada dos preços dos grãos.