Na África, Ministério da Agricultura do Benin confirma surto de gripe aviária H5N1

25 de agosto (Reuters) – Benin identificou um surto da gripe aviária H5N1, altamente contagiosa, em dois distritos próximos à capital Porto Novo, informou em comunicado o Ministério da Agricultura nesta quarta-feira, 25.

Benin é o último país da África Ocidental a declarar um surto de gripe aviária, depois que a Costa do Marfim identificou a doença na semana passada perto de sua capital comercial, Abidjan.

Casos também foram detectados este ano em Gana, Togo, Níger, Burkina Faso, Nigéria, Mauritânia e Senegal.

Testes de laboratório realizados na semana passada mostraram que inúmeras mortes recentes de aves nos distritos de Seme-Podji e Abomey-Calavi, no sul do Benin, foram associadas a casos positivos de H5N1, disse o Ministério da Agricultura em seu comunicado.

Benin agora espera que esses resultados sejam confirmados por um laboratório na Itália, acrescentou o Ministério.

“Até o momento, a situação nas granjas infectadas está sob controle e medidas estão sendo tomadas para determinar a extensão de qualquer disseminação”, disse o documento.

Ele apelou aos que trabalham no setor avícola para fortalecer as medidas de biossegurança e relatar quaisquer casos suspeitos ao Ministério.

O H5N1, que foi detectado pela primeira vez em 1996 entre gansos na China, já foi detectado em mais de 50 países na África, Ásia e Europa. Ocasionalmente, ele pode se transmitir para os humanos, embora nenhuma disseminação do vírus entre os humanos tenha sido detectada.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine a nossa newsletter.

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Revista OvoSite

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data
AviSite
PecSite
SuiSite

Revista OvoSite

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

massaio

Entrevista: Dra. Masaio Mizuno Ishizuka

“É preciso repensar as medidas de biosseguridade para atender aos desafios contemporâneos”. Página 18.

agrosys

Sistema de Gestão e Mobilidade à frente da Agroindústria 4.0

A transformação digital através de Sistemas de Gestão tem sido essencial para alavancar todos os negócios relacionados à agroindústria. Página 14.

genetica

Genética e Ovos

A qualidade e as tecnologias empregadas permitiram à avicultura de postura brasileira atingir patamares sem precedentes. Página 33.

OvoSite_AviSite_SuiSite_PecSite_ovo (91)

Casca de ovo é base para fertilizante ecológico mais eficiente que convencionais

Processo de moagem mecanoquímica desenvolvido na UFPR cria produto com liberação controlada de nutrientes evitando desperdícios na lavoura e problemas ambientais relacionados a fertilizantes usados atualmente. Página 36.

frango

Fibras: uma alternativa na modulação intestinal das aves

A saúde intestinal depende da atuação conjunta de funções fisiológicas, microbiológicas e físicas para a manutenção do correto equilíbrio do intestino e é considerada um dos fatores de grande impacto na indústria avícola. Página 44.

revista

Tendências para o desenvolvimento de novos revestimentos para ovos

Atualmente, alternativas estão sendo testadas para prolongar a vida útil dos ovos e reduzir o desperdício de alimentos. Página 48.

abpa

Simpósio OvoSite aborda inovações na produção de ovos

O Simpósio OvoSite irá levantar as tendências para a comercialização no mercado interno e nas exportações para o setor. Página 52.

ovo

Ovo: um alimento completo

A proteína é uma das mais versáteis para consumo, porém, é preciso atenção e cuidados especiais para a prevenção da Salmella. Página 57.

Open chat
Fale agora no WhatsApp