Possível caso foi registrado em Anta Gorda (RS), onde ocorreu o primeiro registro de Doença de Newcastle no Brasil em 2024.
Autoridades de defesa sanitária investigam uma suspeita de gripe aviária em uma granja comercial em Anta Gorda (RS). A informação está no mapa do Ministério da Agricultura, atualizado no início da tarde de hoje. É o mesmo município onde, no ano passado, houve o primeiro registro de Doença de Newcastle no Brasil.
Com este, são dois casos em plantéis comerciais sob avaliação para a gripe aviária de alta patogenicidade neste momento no país. A outra suspeita está em Aguiarnópolis (TO).
Ao todo, o governo federal registra até o momento 11 investigações de gripe aviária em curso no país. Em aves silvestres, estão em Montenegro (RS), Canoas (RS), Armação de Buzios (RJ), Ilhéus (BA) e Icapuí (CE).
Em criações de subsistência, são outras quatro suspeitas, em Eldorado do Carajás (PA), Quixadá (CE), Salitre (CE) e Aurelino Leal (BA).
Desde maio de 2023, quando foi confirmado o primeiro registro de gripe aviária de alta patogenicidade no Brasil, o país registra 169 casos, apenas um em granja comercial, em Montenegro (RS). Nesta terça-feira, foi confirmado um foco de influenza em aves silvestres, no município de Mateus Leme (MG).