Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA estão planejando levantar dados sobre a influenza A encontrada em águas residuais, divulgando-os em um painel público, o que pode oferecer novas pistas sobre o surto de gripe aviária H5N1 em rebanhos bovinos.
A líder da equipe de águas residuais do CDC, Amy Kirby, disse à Reuters que a agência identificou picos de influenza A, da qual o H5N1 é um subtipo, em alguns locais e está investigando a fonte. Ela disse que não há indicação de infecção humana pelo H5N1.
Kirby disse que o CDC vem recolhendo dados sobre a gripe em águas residuais em cerca de 600 locais desde, pelo menos, o Outono passado, para melhor monitorar as infecções respiratórias . Esses dados podem agora ser úteis no acompanhamento do surto de gripe aviária H5N1 que infectou 42 rebanhos leiteiros em nove estados dos EUA e um trabalhador de fazendas leiteiras
A análise de águas residuais de esgotos já provou ser uma ferramenta poderosa. Durante a pandemia de COVID-19 sua utilização permitiu detectar mutações no vírus SARS-CoV-2.