A edição de junho da Revista do OvoSite traz um amplo painel sobre um dos principais pilares da avicultura, a sanidade. Empresas, personagem e o mercado como um todo traçam um panorama de como o setor pode evoluir e garantir a máxima eficiência e segurança do plantel avícola de postura.
A ciência e a tecnologia estão a favor da sanidade avícola e a inovação trouxe muitos benefícios para os processos de vacinação, permitindo vacinar vários animais ao mesmo tempo e garantindo um lote mais homogêneo, fortalecendo a criação de programas vacinais para diversas situações epidemiológicas.
Quem explica é o médico-veterinário, professor da Universidade de São Paulo – USP e membro do Conselho da Facta, Antônio Piantino. “As vacinas de alta tecnologia são totalmente diferentes das primeiras disponíveis no Brasil no início dos anos 2000. Além disso, hoje existem tecnologias que garantem a qualidade da vacina em incubatório e a rastreabilidade do processo. A avicultura brasileira só se tornou referência no mundo, sendo um dos expoentes de produção de carne de frango e de ovos graças ao uso das vacinas. Também, o desenvolvimento da genética e da nutrição, completando esse tripé, foi fundamental para que a avicultura se tornasse destaque no agronegócio brasileiro”, disse.
E outro destaque desta edição é que, com aumento no preço da carne, o brasileiro esta comendo mais ovo do que a média global. Mas, por mais incrível que possa parecer, a indústria de ovos vive entre a cruz e a espada, devido ao preço do milho e do farelo de soja, a ração dos animais, insumo que responde por mais de 81% do custo de produção da proteína.
Especial Sanidade
Saiba como empresas, associações e o mercado em geral lida para a melhoria constante deste que é um dos principais pilares da avicultura, a sanidade.
Consumo interno
Brasileiro come mais ovo do que a média global. No ano de 2020, cada brasileiro comeu 251 ovos.
Granja Faria
Os passos que levam a construir uma das mais importantes produtoras de ovos do Brasil
Destaques técnicos
-A utilização de Clostat® Dry e KemTrace® Cromo na qualidade de ovos de poedeiras reprodutoras
-O ovo pode se tornar ainda mais completo e nutritivo que as outras fontes proteicas, através de enriquecimento como vitamina E, selênio e ômega 3.
-Como a casca dos ovos pode ser reutilizada para gerar produtos de valor
Acesse gratuitamente o leitor digital da Revista do OvoSite