Não há um novo ‘superciclo’ de commodities, avalia Rabobank

Apesar das expressivas altas das commodities observadas desde o ano passado, o Rabobank Brasil não acredita que o mercado esteja vivendo um novo “superciclo” de preços. Durante Live do Valor realizada ontem, o economista-chefe do banco, Maurício Une, afirmou que pacotes de estímulo em diversos países aquecem a demanda, mas destacou que o índice de cotações atual ainda está abaixo dos patamares do início dos anos 2010, por exemplo.

“Entre 2001 e 2011, o CRB [Commodity Research Bureau] subiu cerca de 180%. De abril do ano passado até agora, o CRB cresceu 55%. É pelo menos um terço do que foi aquele grande impulso lá atrás”, disse Une.

Para Andy Duff, gerente do departamento de pesquisa e análise setorial do banco, as fortes valorizações da soja e do milho na bolsa de Chicago, por exemplo, que superam 90% nos últimos 12 meses, também refletem a reconstrução do rebanho de suínos da China, maior país produtor da proteína no mundo e que vem se recuperando de uma severa crise provocada pela peste suína africana.

“A queda do rebanho da China, que era metade do rebanho mundial, gerou uma mudança enorme e a necessidade de importar carne. Isso engatilhou todas as mudanças que estão por trás dessa elevação de preço”, afirmou ele. Outro ponto, de acordo com Duff, é que a modernização da criação de suínos no país asiático, com uso maior de ração, deverá continuar a sustentar uma demanda expressiva por soja e milho nos próximos anos.

A alta dos preços internacionais também continua a gerar temores em torno da pressão inflacionária no Brasil e no mundo. Mas, para Maurício Une, o movimento deverá ser passageiro.

“Por mais que a gente veja políticas [de estímulo] para tentar retomar o patamar [das economias] de antes da pandemia, vemos esses efeitos de curto prazo. É mais uma razão pela qual não teremos uma segunda ‘pernada’ para sustentar um novo ‘superciclo’”, disse ele.

No Brasil, a previsão do Rabobank é de inflação de 5,2% em 2021 e em torno de 3,5% – portanto, dentro da meta – em 2022. Para este ano, a previsão da instituição de origem holandesa é que o Banco Central permanecerá vigilante no controle da política monetária e poderá elevar a Selic para 5,5% ao ano (atualmente, a taxa básica está em 3,5%).

Ainda sobre a inflação no país, o banco não acredita que o governo federal adotará medidas de controle sobre as exportações para tentar derrubar os preços dos alimentos – como acaba de ocorrer na Argentina, onde o governo suspendeu as exportações de carne bovina por 30 dias. Para Andy Duff, o mais provável é que o Brasil continue a suspender tarifas de importação de produtos, como fez para milho e soja, em vez de restringir as vendas ao exterior.

Por fim, os economistas do Rabobank afirmaram na Live do Valor que o setor agropecuário do Brasil conseguiu pelo menos dois anos de margens expressivas, o que dá fôlego para que produtores rurais e agroindústrias possam investir em tecnologia para ter mais competitividade quando o preço internacional das commodities arrefecer.

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine a nossa newsletter.

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Revista OvoSite

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data
AviSite
PecSite

Revista OvoSite

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

mundo01

Giordano Global: uma nova era de inovação e crescimento

A transformação da Gi-Ovo em Giordano Global não apenas redefine a identidade corporativa, mas também promete uma resposta global para as demandas crescentes do setor avícola. Página 10.

mundo02

Ponte para o futuro

Simpósio Brasil Sul de Avicultura e 15ª Poultry Fair debatem os avanços essenciais para a avicultura brasileira. Página 12.

mundo03

Abate de bovinos e suínos cresce enquanto o de frangos cai no 4º trimestre de 2023

Levantamentos da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) mostram que as exportações brasileiras de genética avícola alcançaram em novembro 2,321 mil toneladas. Página 17.

mundo04

O legado de Munir Aboissa

Descubra como Munir Aboissa transformou sua paixão e visão em uma das empresas líderes no mercado de commodities agrícolas da América Latina. Página 16.

mundo05

A importância do uso do NIRS na produção animal

Uma maneira de avaliar as amostras de matérias-primas com rapidez e eficiência é através do uso do NIRS (Near Infrared Spectroscopy). Página 20.

revista

Tendências para o desenvolvimento de novos revestimentos para ovos

Atualmente, alternativas estão sendo testadas para prolongar a vida útil dos ovos e reduzir o desperdício de alimentos. Página 48.

abpa

Simpósio OvoSite aborda inovações na produção de ovos

O Simpósio OvoSite irá levantar as tendências para a comercialização no mercado interno e nas exportações para o setor. Página 52.

ovo

Ovo: um alimento completo

A proteína é uma das mais versáteis para consumo, porém, é preciso atenção e cuidados especiais para a prevenção da Salmella. Página 57.

Fale agora no WhatsApp